Meio ambiente

Nova espécie de carambola-do-mar reflete cores ao nadar

Uma nova espécie de carambola-do-mar foi descoberta por pesquisadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA). Um veículo subaquático foi o responsável por encontrar e registrar imagens do novo filo, em Porto Rico. O fato aconteceu em 2015, mas só foi revelado agora. Os registros foram feitos a 3,9 quilômetros de profundidade. O resultado da pesquisa foi publicado na revista especializada “Plankton and Benthos Research”.
As gravações em alta definição feitas em um cânion subaquático foram fundamentais para que a equipe de pesquisa conseguisse analisar, em laboratório, a nova espécie de ctenóforo, chamada de Duobrachium sparksae. Nenhum espécime do animal foi capturado para ser estudado fora de seu habitat.

Carambolas-do-mar (Foto: NOAA)

“Coletamos vídeos em alta definição e descrevemos o que vimos. Passamos pelo conhecimento histórico dos ctenóforos e parecia claro que se tratava de uma nova espécie e gênero também. Em seguida, trabalhamos para colocá-lo na árvore da vida de maneira adequada”, explica Mike Ford, um dos cientistas que participaram da expedição.
As carambolas-do-mar se parecem um pouco com águas vivas no sentido morfológico. No entanto, essas novas espécies do animal intrigaram os cientistas por utilizarem seus tentáculos como uma espécie de âncora no fundo do mar enquanto se movem como se fossem um balão flutuando no ar.
Outra característica marcante das carambolas-do-mar também presente na Duobrachium sparksae é a sua fileira de cílios que refletem cores diferentes. “Não tínhamos os mesmos microscópios que teríamos em um laboratório, mas o vídeo pode nos dar informações suficientes para entender a morfologia em detalhes, como a localização de suas partes reprodutivas e outros aspectos”, afirmou, em nota, o pesquisador Allen Collins.

Carambola-do-mar (Foto: NOAA)

Fonte: Hypeness

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish