Cultura

Obra ilustrada homenageia Chiquinha Gonzaga

Ô abre alas, do Ilustrador paulistano Duda Oliva, apresenta o legado da aclamada compositora brasileira, autora da primeira marcha de carnaval

O memorável legado de Chiquinha Gonzaga continua inspirando gerações, mesmo décadas após sua morte. Composta em 1889, a primeira marcha de carnaval, Ô abre alas, entrou para a história da música brasileira. Já em 2020, ganhou uma bela homenagem pelo ilustrador paulistano Duda Oliva.
Lançado pela Saíra Editorial, livro homônimo, Ô abre alas, apresenta ao público infantil o poder da música como agente transformador. A ilustre obra começa com uma casa cinza e sombria sendo invadida por uma misteriosa raposa, que decide levar música e arte aos moradores, que não podiam cantar nem dançar.
“Nessa cidade, gente grande, que não gostava de muita coisa, mandava. Então, gente pequena não podia nada: ninguém podia tocar nem uma música nem outra…”, trecho retirado das páginas 14 e 15, de Ô abre alas (2020).

Ô abre alas, de Chiquinha Gonzaga e Duda Oliva (2020) (Foto: Divulgação/Saíra Editorial)

A partir disso, a raposa quebra o silêncio na praça central, utilizando uma bela vitrola e uma flauta. No início, os moradores estranham a curiosa melodia e começam a reclamar da música. No entanto, a musicista não se intimida e permanece tocando, até que pouco tempo depois, todos começam a dançar e cantar ao redor do animal.
No decorrer da obra, o leitor se depara com a missão da raposa sendo concluída. Além disso, a protagonista revela sua verdadeira identidade e o seu objetivo de levar alegria e diversão para os moradores. Neste cenário, a música de Chiquinha Gonzaga é apresentada como fonte de inspiração de arte, que leva harmonia e felicidade para quem a escuta.
Ô abre alas, contém ricas ilustrações e inclui, ainda, uma nota biográfica sobre a trajetória pessoal e profissional da aclamada musicista brasileira, responsável pela primeira marcha de carnaval.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish