Educação

Ensino e Aprendizagem da Leitura é o tema do Quarto módulo do Curso ABC

O capítulo traz fundamentos e aplicações para o ensino e a aprendizagem da leitura preparando alfabetizadores infantis e estudantes de licenciatura

O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) já disponibilizou o quarto módulo e o tema são os fundamentos e aplicação do ensino e da aprendizagem da leitura. Nele, professores alfabetizadores são orientados a refletir sobre os conhecimentos que devem ensinar aos alunos. Essa é mais uma ação do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso visa preparar alfabetizadores infantis e estudantes de licenciatura, e já conta mais de 150 mil inscritos.
O quarto capítulo do curso ABC tem como tema “Ensino e Aprendizagem da Leitura: Fundamentos e Aplicações”. O material foi escrito pelo professor João Lopes, da Universidade do Minho, em Portugal, e apresenta conhecimentos de aspectos específicos da aprendizagem da leitura que devem fazem parte da formação do professor alfabetizador.
Neste módulo, são três os pontos centrais: a necessidade de perceber a relação entre fala e escrita, os conhecimentos que o professor deve ter para ensinar adequadamente e a importância do alfabetizador saber identificar as dificuldades iniciais, que podem aparecer no início da leitura, e jamais ignorá-las.
De acordo com o professor João Lopes, a leitura é um ato cognitivo em que “temos que transformar determinados símbolos em linguagem”, e que quando lemos “transformamos símbolos em sons da nossa língua”. Já na escrita, “fazemos a operação inversa de transformar sons da língua em grafia”. Lopes explica que para ensinar os elementos da escrita e da leitura aos alunos, o professor deve começar do mais simples e, o mais cedo possível, expor o aluno à leitura, lendo para eles, por exemplo.
O Manual ABC é um livro-base editado pelos professores Rui Alves e Isabel Leite. Os quatro módulos fazem parte desse Manual. Nele, é oferecida uma visão panorâmica, cuidada e atual sobre o que é importante os professores-alfabetizadores saberem sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita.
Com 180 mil vagas abertas, o curso começou em 11 de janeiro e já entregou conteúdos sobre Políticas de Leitura, As Bases Neurobiológicas da Leitura, e Fonologia e Ortografia do Português do Brasil. No entanto, os interessados ainda podem se inscrever no Ambiente Virtual do MEC (Avamec) e terão acesso a todo o material ofertado.

Fonte: MEC

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