Meio ambiente

Estudo da Nasa mostra que a Terra hoje está mais verde do que há 20 anos

A ação humana acelerou significativamente o aquecimento global. Isso é cada vez mais evidente, devido aos fenômenos ambientais impressionantes dos últimos anos, como as geadas históricas em Chicago em 2019 ou os incêndios florestais na Austrália, por exemplo.
Apesar de tudo, ainda existem boas notícias relacionadas ao meio ambiente. De acordo com um estudo da Nasa, liderado pelo médico da Universidade de Chicago, Chi Chen, a Terra atualmente está mais verde do que há 20 anos.
Com ajuda de ferramentas da agência espacial, a equipe de Chen descobriu que, entre 2000 e 2019, a quantidade de espaços verdes cresceu 5%, ou seja, um aumento de três milhões de quilômetros quadrados.
O estudo explica que o reflorestamento no mundo teve o maior aumento nas últimas décadas, mas ainda é necessário um grande esforço de todos os países, já que apenas duas nações foram as que registraram um terço do aumento: China e Índia.
Depois de analisar as imagens obtidas ao longo de 20 anos, a equipe descobriu que gradualmente mais áreas com árvores apareciam, com um crescimento que ultrapassava 2,3% por década. De acordo com o estudo, os demais países que contribuíram com ações de reflorestamento e que apresentaram aumento de áreas verdes são: as nações da União Europeia (6%), Canadá (5%), Rússia (3%), Austrália (3%), Estados Unidos (2,5%) e México (2,4%).

(Foto: Steve Kazemir/Shutterstock)

Já os locais com maior perda de áreas verdes foram Brasil, República Democrática do Congo e Indonésia. Segundo a Nasa, a razão de a China ter um maior número de áreas verdes é que o governo promove um grande sistema de reflorestamento para mitigar a poluição. Outro fator é grande quantidade de território cedido à agricultura de autoconsumo (55% do total áreas). A Índia também aumentou os espaços verdes em seu território devido à agricultura de autoconsumo. O que não surpreende, dado o grande número de pessoas que vivem em seu território.

Fonte: MSN Notícias

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish