Nasa divulga fotografia estonteante de superfície marciana
A imagem revela ainda formações contendo água congelada
Em um comunicado divulgado pela Nasa na última semana, a agência espacial divulgou uma foto impressionante de Marte capturada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. A notícia foi repercutida pela revista Galileu.
A imagem de alta resolução, que foi tirada 315 quilômetros acima da atmosfera do planeta, mostra o interior de uma cratera marciana onde existem dunas de areia misturadas com água congelada.
Atualmente, já é do conhecimento dos cientistas que o planeta vermelho contém 1,2 milhão de quilômetros cúbicos de água na forma sólida.
A Nasa afirmou que: “Várias das encostas de dunas mais íngremes, apontando na direção do vento, apresentam sulcos estreitos que sugerem o início da formação de ravinas”.
Ravinas, no caso, são acidentes geográficos que se apresentam na forma de fendas no solo. Elas são causadas pela erosão provocada pela passagem de córregos. Vale dizer que a maior missão da Mars Reconnaissance Orbiter é encontrar ou água na forma líquida em Marte no presente, ou então evidências da existência dela no passado do planeta vermelho. Para tanto, a sonda foi lançada em 2006, e segundo as previsões atuais permanecerá na órbita marciana até 2030.
Foto: Divulgação/Nasa
Fonte: Aventuras na História