Ciência

Museu da Amazônia apresenta reprodução do maior crocodiliano do mundo

Musa inaugura exposição inédita de gigantes extintos da Amazônia

Uma nova exposição do Museu da Amazônia (Musa) contará a geo-história e paleontologia da Amazônia. De forma inédita, a exibição ‘Passado Presente — dinos e sauros da Amazônia’ mostrará ao público fragmentos fósseis inéditos e a reprodução em tamanho real dos esqueletos pré-históricos.
A espécie Purussaurus brasiliensis, parente dos jacarés, viveu há 7 milhões de anos e chegava a medir até 13 metros de comprimento, sendo portanto, o maior crocodiliano do mundo. Já o dinossauro que também ficará em exposição, chamado Amazonsaurus maranhensis, viveu a cerca de 110 milhões de anos, na região amazônica que hoje conhecemos como Maranhão; o animal media cerca de cerca de 10 metros de comprimento.
Além dos antigos fósseis, a exposição contará com um “mais recente”: a preguiça-gigante Eremotherium laurillardi extinta há cerca de 11 mil anos. O trabalho levou meses para ficar pronto, contando com o trabalho árduo de especialistas e estudos paleontológicos.

Esqueleto de um Eremotherium, uma preguiça-gigante de quatro metros de altura, montado para a exposição (Foto: Rubenaldo Ferreira)

A reprodução do Amazonsaurus maranhensis foi feita pelo paleo-artista Carlos Scarpini com base no estudo de alguns fragmentos descobertos pelo paleontólogo prof. Ismar Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Maranhão.
Já para a reprodução do Purussaurus brasiliensis foi necessária uma equipe grande, sendo a parte teórica conduzida pelo prof. Dr. Jonas Souza-Filho, da Universidade Federal do Acre (UFAC) e Dra. Lucy Gomes de Souza (Musa), enquanto que a escultura foi feita por Maria Alice Matusiak e por Roberto Suarez e Raul Perigo de Oliveira (Musa).
Por fim, a réplica da Eremotherium laurillardi é resultado de uma parceria com o paleo-artista Bruno Garzon e a PUC Minas/Museu de Ciências Naturais sob a supervisão do paleontólogo Dr. Castor Cartelle.
Por conta das medidas restritivas para controle ao Coronavírus, todas as visitas ao Museu da Amazônia são feitas por agendamento através do e-mail: agendamento@museudaamazonia.org.br.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish