Bem-estar

Quiche vegana de alho-poró

Sua versão vegana surpreende pelos ingredientes e pelo sabor, além de não levar farinha de trigo em sua massa

Já foi o tempo em que alimentação vegana era sem graça. Atualmente, é possível encontrar desde opções de refeições saudáveis e balanceadas e até mesmo junkfood vegana, e cada vez mais restaurantes e supermercados têm oferecido alternativas em seus menus e prateleiras. Se antes as únicas opções veganas eram batata frita e macarrão ao molho sugo, hoje há uma grande variedade de opções; tortas, bolos, sorvetes, salgados, culinária japonesa, italiana ou mexicana.

Ingredientes da massa
320g de grão-de-bico cozido (dispensar a água)
200g de farinha de arroz
1 colher de chá de sal
60ml de óleo de girassol

Ingredientes do recheio
350g de tofu firme
140g de castanha-de-caju crua
100g de feijão fradinho cozido (sem caldo)
50g de missô + 50ml de água
20g de levedura nutricional
60ml de azeite de oliva
2 talos de alho-poró picados em fatias finas
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de preparo da massa
Num processador de alimentos, bater o grão-de-bico até que vire uma pasta. Acrescentar o sal e o óleo de girassol aos poucos, até que vire um creme de tonalidade bege clara. Acrescente a farinha de arroz aos poucos, sempre observando a massa. Ela deve formar uma bola dentro do processador, e deve ser possível pegar a massa sem que ela grude na mão.
O ponto da massa vai depender muito da umidade do grão-de-bico, então pode ser que não seja necessário utilizar toda a farinha de arroz. Cuidado para que a massa não fique muito seca, pois isso a deixará quebradiça. Quando chegar ao ponto, retire a massa do processador e descanse numa tigela coberta com plástico enquanto prepara o recheio.
Abra a massa com as mãos numa fôrma de fundo desmontável de aproximadamente 23cm X 3cm. Fure o fundo da massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 10 minutos. Reserve.

(Foto: Iké Natural)

Modo de preparo do recheio
Deixe a castanha-de-caju de molho na água morna por 20 minutos. Depois, descarte a água. Num liquidificador, bater a castanha-de-caju demolhada e o missô misturado à água até que vire uma pasta. Adicionar o tofu e continuar batendo para que vire um creme, em seguida adicionar o feijão fradinho cozido e o azeite de oliva. Por último, coloque a levedura nutricional, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Bata tudo até virar um creme liso e homogêneo. Numa tigela, misture o alho-poró fatiado ao creme. Preencha a massa pré-assada com o creme de alho-poró e leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos. Cubra com um fio de azeite ao servir.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish