Ciência

Ovo de galinha de mil anos é descoberto conservado em Israel

Investigando uma fossa do período bizantino, arqueólogos se depararam com o raro artefato em perfeito estado de preservação

Uma escavação na cidade de Yavne, em Israel, revelou uma descoberta impressionante: um ovo de galinha de mil anos que foi preservado em fezes humanas. O achado raro foi anunciado pela Autoridade de Antiguidades de Israel, na última quarta-feira (9).
Primeiramente, os arqueólogos se depararam com uma antiga fossa, datada do período bizantino, entre os séculos 4 e 7. Investigando o buraco, os especialistas localizaram o ovo em perfeito estado de conservação.
A raridade da descoberta existe, pois, os ovos de galinha são frágeis, devido a sua casca fina. Então, para o item sobreviver um milênio sem sofrer nenhum dano, é algo extremamente valioso para os estudiosos.
Grande parte da gema do ovo foi enviada para testes laboratoriais e será investigada mais a fundo no futuro, já a clara do ovo não foi preservada devido a uma pequena rachadura na casca do objeto.

O ovo de galinha (Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel)

Ainda não é possível determinar como o ovo de galinha foi parar no fundo da fossa e, além do artefato, três bonecos feitos de ossos também foram encontrados e encaminhados para mais estudos.

Sobre arqueologia
Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história.

Foto de capa: Divulgação/Autoridade de Antiguidades de Israel

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish