Educação

Educar para Vitória: formação para 727 profissionais da rede

Visando à universalização da alfabetização de crianças até sete anos e à elevação dos indicadores da rede de ensino, a formação aconteceu on-line

Com objetivo de elevar os índices educacionais na rede municipal de ensino de Vitória, o programa “Educar para Vitória” teve início com a formação de 727 profissionais.
Ele também tem a missão de impactar positivamente no desempenho do processo de alfabetização e letramento dos estudantes regularmente matriculados nas turmas de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, como também na permanência deles na escola.
Ao todo, 625 professores das turmas de 1º ao 5º ano e 102 pedagogos que acompanham as turmas dos anos iniciais participaram das atividades formativas por meio virtual.

“O programa tem sido muito bem-aceito. Com os desafios da educação na pandemia, precisamos de um olhar mais apurado para cada turma, para cada estudante. Foi um momento histórico ter uma formação da rede, feita por professores da rede e em horário de trabalho”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Formação contínua

(Foto: Divulgação Seme)

Uma das ações do “Educar para Vitória” é promover o processo formativo contínuo e em horário de trabalho dos professores e pedagogos que atendem turmas de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.
A formação é o momento de socializar e discutir as diretrizes curriculares de Vitória, ressaltando as concepções teóricas que embasam o documento e sua importância como referência no planejamento das práticas pedagógicas nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.
Além disso, reúne os profissionais para discutir o planejamento e a importância das ações de intervenção a partir do diagnóstico da turma, qualificando as ações de sala de aula com vistas ao aproveitamento do tempo pedagógico e à efetiva aprendizagem dos estudantes.

“Esse processo formativo busca trabalhar o planejamento e as práticas dos professores pensando, sobretudo, neste momento desafiador que estamos vivendo na educação. É fundamental discutir coletivamente os objetivos de aprendizagem e as estratégias pedagógicas para os anos iniciais do Ensino Fundamental”, disse a subsecretária de Gestão Pedagógica, Luana Lemos.

Vivências

“A formação possibilita a socialização de vivências que estimulem, ressaltem e valorizem o protagonismo dos estudantes na potencialização do processo de ensino-aprendizagem na busca da garantia do direito de aprendizagem de todos os estudantes”, ressaltou a coordenadora do Ensino Fundamental da Seme, Kristian Karla.

O projeto tem previsão de ser desenvolvido nos anos de 2021 e 2022. Inicialmente, em 2021, as ações formativas contemplarão os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Resultados
O investimento em formação continuada é parte fundamental dos avanços em educação. O objetivo principal do “Educar para Vitória” é a universalização da alfabetização das crianças até os sete anos de idade, bem como a elevação dos indicadores da rede de ensino.
O programa é pautado na experiência vivenciada no município de Sobral, no Ceará, primeiro colocado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), como referência para potencializar o desenvolvimento dos estudantes de Vitória e trazer resultados efetivos à educação pública da capital.

Fonte: PMV

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