Internacional

Comunidades rurais da Guatemala constroem escolas com tijolos ecológicos feitos de garrafa PET

Não há dúvida de que a educação é um dos pilares fundamentais da nossa sociedade, mas quando não há recursos suficientes para construir escolas, milhares de crianças são afetadas por não terem acesso a espaços de aprendizagem e, infelizmente, crescem sem poder estudar.
Diante dessa situação, uma organização sem fins lucrativos chamada ‘Hug It Forward’, fundada por Zach Balle, Heenal Rajani e Joshua Talmon em 2009, foi fundada na Guatemala para ajudar comunidades de baixa renda a construir escolas feitas com garrafas plásticas e outros materiais recicláveis.
Há mais de dez anos, diferentes comunidades rurais guatemaltecas construíram 116 escolas de ensino infantil com o auxílio da ONG, beneficiando não só milhares de crianças, mas também oferecendo infraestrutura desenvolvida a partir de uma alternativa sustentável de reciclagem de resíduos. Os projetos de construção das escolas são administrados pelas próprias comunidades rurais e, após a conclusão do processo de inscrição, elas devem coletar pelo menos 6.500 garrafas de plástico e outros materiais recicláveis.

Posteriormente, recebem a ajuda da Hug It Forward e a prefeitura local paga as despesas dos pedreiros que participam da construção da obra. Daí em diante, ergue-se as fundações, pilares e vigas de concreto armado, enquanto as paredes são feitas com ‘eco tijolos’ à base de materiais reciclados, tornando-se uma opção mais barata de construir do que as escolas ‘tradicionais’.
Ao final, o projeto gera um sentimento de orgulho e de posse para as comunidades, que participam ativamente de todo o trabalho de construção. Por fim, o Ministério da Educação da Guatemala é responsável pela contratação de professores. Por outro lado, a ONG ‘Hug It Forward’ também promove outras práticas de sustentabilidade para aumentar a conscientização sobre o lixo na Guatemala e em outros países. “Nosso objetivo é compartilhar essas soluções criativas (como os eco tijolos de PET) para que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo possa criar sua própria escola, onde for necessário”.

Fonte: Território Secreto

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish