Meio ambiente Tecnologia & Inovação

Ferramenta da Nasa mostra quanto o mar vai subir em qualquer lugar do mundo; saiba como usar

A Nasa está lançando uma nova ferramenta online que permite que qualquer pessoa consiga ver como estará o nível do mar em qualquer lugar do mundo nos próximos anos. A ferramenta foi criada pela equipe de mudança de nível do mar da agência e tem como objetivo demonstrar como as mudanças climáticas podem afetar áreas que são densamente povoadas.
A ferramenta é alimentada com dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e também busca facilitar o acesso do público a esses dados e ajudar o poder público, em diferentes esferas, a se planejar e tentar diminuir os efeitos das mudanças climáticas nessas áreas. A ferramenta está hospedada no Portal do Nível do Mar da Nasa.
A ferramenta conta com recursos de interatividade, que permitem aos usuários clicar em qualquer lugar do oceano global e na costa e escolher o ano a ser monitorado entre as décadas de 2020 e 2150. A ferramenta entregará um relatório detalhado para a localização escolhida, tendo como base o Sexto Relatório de Avaliação do IPCC, lançado nesta segunda-feira (9).

Leitura facilitada

Mapa completo da Ferramenta de Projeção do Nível do Mar, da Nasa (Foto: Reprodução/Nasa)

A cada cinco ou sete anos, o IPCC fornece avaliações em escala global do clima da Terra, com os relatórios sendo divulgados desde 1988. O foco dos documentos são as mudanças de temperatura, da cobertura de gelo, emissões de gases de efeito estufa e as variações do nível do mar em todo o planeta, tendo como base dados de satélite, de instrumentos de solo e simulações em computador.
Porém, pela primeira vez, o relatório ganha uma dimensão gráfica e um acesso facilitado para o público geral, permitindo uma visualização localizada com auxílio de uma ferramenta online. Segundo a Nasa, esse tipo de ferramenta pode facilitar o processo de leitura e entendimento dos relatórios do IPCC.
Além de fornecer uma visualização facilitada das projeções dos relatórios do IPCC, a ferramenta trabalha com diferentes variáveis, que envolvem mudanças no cenário socioeconômico das nações e as emissões de gases do efeito estufa, sendo possível, por exemplo, aplicar um cenário em que o Acordo de Paris é cumprido integralmente, ou um cenário em que as emissões continuam iguais.

Como utilizar a ferramenta:
A nova ferramenta da Nasa é bastante intuitiva e fácil de usar. Para checar os possíveis cenários em uma determinada área, basta:
Acessar a ferramenta de projeção do nível do mar, em seguida, escolha um local no mapa. Ao clicar em determinado ponto, um pop-up mostrará o aumento médio para aquela área. Para obter dados mais detalhados, é só clicar em “full projection”.

(Foto: Reprodução/Nasa)

Ao clicar nesta opção, o usuário é redirecionado para uma outra página, onde é possível navegar pelos diferentes cenários, que têm como base os Caminhos Socioeconômicos Compartilhados (SSP), que vão desde cenários com pouca ou nenhuma mudança nas emissões de gases de efeito estufa, até cenários com reduções significativas nas emissões.

(Foto: Reprodução/Nasa)

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish