Educação Saúde

Educação Nutricional estimula hábitos alimentares saudáveis em crianças

O Dia Nacional da Alimentação nas Escolas é comemorado hoje (21)

O Dia Nacional da Alimentação nas Escolas comemorado hoje (21) chama atenção para importância dos alimentos nutritivos no desempenho escolar dos estudantes. No Centro Educacional Primeiro Mundo, os alunos participam de atividades práticas com a finalidade de desenvolver hábitos alimentares saudáveis.
A escola é um meio que contribui para a formação de pessoas, e por isso tem o importante papel de conscientizar para a adoção de hábitos que enfatizam a qualidade de vida e o bem-estar. A alimentação saudável é um exemplo de destaque, pois traz inúmeros benefícios ao organismo e ajuda a prevenir doenças. Quanto mais cedo o hábito for adotado, mais vantagens trará. Afinal, na fase da infância os hábitos alimentares estão sendo formados, quando se aprende a gostar ou não dos alimentos. Com atenção especial a essas vantagens e visando promover a saúde e o bem-estar e contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, o Centro Educacional Primeiro Mundo conta com atividades práticas em Nutrição na Cozinha Experimental.
O programa de educação nutricional visa desenvolver o gosto por alimentos saudáveis desde a infância. Durante as aulas, as crianças aprendem sobre as propriedades nutricionais de cada alimento, a importância de uma refeição balanceada e são estimuladas a descobrir novos sabores.

Nutricionista e coordenadora da Educação Nutricional, Carol Nunes (Foto: Assessoria de Comunicação)

Os professores, com o suporte da nutricionista e coordenadora da Educação Nutricional, Carol Nunes, selecionam as receitas de acordo com as temáticas trabalhadas em sala de aula.
De forma lúdica e diferenciada, os alunos manipulam e auxiliam o preparo dos alimentos, garantindo um delicioso aprendizado, por meio de lições que nutrem, priorizando os sabores, a higiene e a relação com o alimento.
“A educação nutricional visa trabalhar todo o processo de contato da criança com o alimento — cores, textura, sabores, aromas. O propósito é que a alimentação seja melhor e que a criança compreenda o porquê disso. A comida tem muito a nos ensinar e também remete a pensar grande, ou seja, ir além do que a pessoa come e entender o papel fundamental da alimentação saudável para o nosso desenvolvimento”, enfatiza Carol Nunes, nutricionista e coordenadora da Educação Nutricional no Primeiro Mundo.

Conscientização

Nutricionista e coordenadora da Educação Nutricional, Carol Nunes (Foto: Assessoria de Comunicação)

O trabalho da Educação Nutricional possibilita a transformação na rotina alimentar dos alunos. Isadora, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, conta a influência das aulas em sua alimentação. Desde que iniciou os estudos na escola, há sete anos, tem contato com as atividades na Cozinha Experimental e destaca os benefícios. “A Carol sempre falou para comer mais e experimentar novos alimentos, porque faz bem para a saúde e crescimento. As atividades promoveram uma mudança na minha alimentação e hoje eu como mais verduras e legumes”.
A experiência prática adotada no Primeiro Mundo é uma importante referência no trabalho de conscientização sobre a relevância da alimentação para a saúde. “O zelo por atividades dessa natureza nos diferencia e caracteriza nossa prioridade de valorização ao ser humano. Nos preocupamos em oferecer o melhor ensino, mas também cuidar de nossos alunos por meio do estímulo à hábitos de vida saudáveis, em especial a alimentação, imprescindível para o desenvolvimento físico e intelectual de todos”, ressalta o diretor geral do Centro Educacional Primeiro Mundo, Eduardo Cardoso.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish