Cultura

Websérie celebra mestres e mestras de Goiabeiras Velha

As Paneleiras, o Congo, a Folia de Reis, as Cantadeiras e o Manguezal integram a websérie criada para registrar a memória, a tradição e a força de uma das mais antigas comunidades capixabas

Apesar do distanciamento social e dos novos jeitos de viver da sociedade urbano-tecnológica, alguns bairros guardam a alma de um tempo em que todos se conheciam, se cuidavam mutuamente e se sentavam à beira de uma fogueira para contar causos, tirar versos e festejar a vida.
Na capital capixaba, Goiabeiras Velha, em Vitória, é esse lugar onde os laços de convivência cotidiana, os vínculos comunitários e as tradições culturais estão vivos. As festas em devoção aos santos, o congo, as cantadeiras, o ofício das paneleiras e a relação de respeito e troca dos moradores com o manguezal inspiram a websérie “Griôs de Goiabeiras”.
O lançamento do primeiro dos cinco episódios no gênero documentário vai acontecer na próxima quarta-feira (17), às 19 horas, por meio de transmissão ao vivo, inaugurando o site IMA Cultural (imacultural.org.br), do Instituto Marlin Azul (IMA).
A websérie foi selecionada pelo Edital “Cultura Digital” (Apoio à Produção de Conteúdos Digitais no Estado do Espírito Santo), viabilizado pela Secretaria da Cultura (Secult), e conta com recursos da Lei Aldir Blanc. A realização é do Instituto Marlin Azul, em parceria com a Associação de Cultura e Lazer Panela de Barro de Goiabeiras/Banda de Congo.
“Griôs de Goiabeiras” é um projeto audiovisual comunitário de registro e difusão da memória pessoal e coletiva de mestres e mestras dos saberes e fazeres tradicionais da comunidade de Goiabeiras Velha, com destaque para as personalidades mais marcantes, das histórias de vida, da geografia física, social e humana de um dos mais ricos bairros em culturas tradicionais de Vitória.
O primeiro episódio da websérie “As Paneleiras” valoriza o ofício repassado pelas artesãs às filhas, netas, sobrinhas e vizinhas no cotidiano da vida doméstica. O saber reunido na fabricação artesanal de panelas de barro tornou-se, em 2002, o primeiro bem cultural registrado como Patrimônio Imaterial no Livro de Registro dos Saberes pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Depois da exibição de lançamento, um novo episódio com duração de 15 minutos vai estar no ar a cada semana. São eles: O Congo (24/11); A Folia de Reis (01/12); As Cantadeiras (08/12) e O Manguezal (15/12). A websérie celebra o território que se fortalece na relação entre as pessoas, a comunidade e o meio ambiente, tendo o manguezal como elemento de unidade, conexão e pertencimento.
A captação das entrevistas se deu nos espaços de interação dos quintais, varandas e em ambientes representativos da identidade local, como o Galpão das Paneleiras, o barreiro do Vale do Mulembá, a Pedra Porto de Goiabeiras e o Canto do Lameirão.
Os episódios editados formam apenas parte do conjunto de imagens e sons captados pelo projeto. Todo o material bruto vai compor o acervo audiovisual da Associação de Cultura e Lazer Panela de Barro de Goiabeiras para subsidiar futuras pesquisas e outros usos da comunidade. A entidade tem se firmado como centro de encontros, documentação, memória e defesa dos direitos dos moradores, como, por exemplo, o direito do cidadão de participar da construção, da organização e da socialização das histórias, tornando-se fonte de conhecimento na sociedade.
“Griôs de Goiabeiras” tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da identidade cultural e das tradições centenárias e registrar a memória coletiva e os laços de vizinhança construídos de geração em geração, a partir das relações de convivência, afeto e colaboração. A valorização dos mestres e mestras com o lançamento da websérie chega ainda para fortalecer as comemorações do mês da consciência negra.

(Foto: Assessoria de Comunicação)

Griôs no IMA Cultural
A exibição do primeiro episódio da websérie marca também o lançamento do novo site cineclubista do Instituto Marlin Azul. O IMA Cultural é um ambiente gratuito para a formação e inclusão audiovisual, composto por sessões temáticas, workshops, mostras, exposições artísticas e oficinas audiovisuais.
O espaço virtual oferece acesso a lives, tutoriais permanentes ou workshops programados sobre os diferentes elementos da linguagem cinematográfica.
Contemplado pelo edital de Projetos Culturais de Programação Continuada de Espaços Culturais no Estado do Espírito Santo (028/2019), o IMA Cultural é uma realização do Instituto Marlin Azul/Ponto de Cultura Animazul, com recursos do Funcultura, por meio da Secretaria da Cultura. O site vai estar disponível no endereço imacultural.org.br, a partir da ocasião do lançamento.

Serviço:
Lançamento da Websérie “Griôs de Goiabeiras”
Data:
17 de novembro (quarta-feira)
Horário: às 19 horas
Live ao vivo pelo site imacultural.org.br, que será inaugurado nesta data.

1º Episódio (17/11), 19h
Griôs de Goiabeiras – Paneleiras
Sinopse:
Ao modelarem o barro, paneleiras tradicionais de quintal dão vazão às águas profundas da memória e do afeto e revelam, em cada gesto, o conhecimento da arte de fazer panelas em Goiabeiras.

2º Episódio (24/11), 19h
Griôs de Goiabeiras — Congo
Sinopse:
Para louvar São Benedito e pelo prazer do encontro, Griôs de Goiabeiras recriam, em tempos de pandemia, a tradicional festa do Congo, celebrada pela comunidade em 25 de dezembro. Fala, Mestre! Fala, Mestra!

3º Episódio (01/12), 19h
Griôs de Goiabeiras — Folia de Reis
Sinopse: De casa em casa, dia 6 de janeiro, a visita da bandeira da Folia de Reis simboliza benção às famílias da comunidade de Goiabeiras Velha, em festa tradicional de devoção aos Três Reis Magos.

4º Episódio (08/12), 19h
Griôs de Goiabeiras — Cantadeiras de Roda
Sinopse:
Guardiãs das cantigas de roda, toadas do congo e da folia de reis, as Cantadeiras mantêm as tradições, garantidas na memória oral, na força das palavras e nos mais vigorosos laços de amizade e afeto.

5º Episódio (15/12), 19h
Griôs de Goiabeiras — Manguezal
Sinopse: Para os filhos de Goiabeiras Velha, o manguezal oferece o alimento para o corpo e para a alma.

Ficha Técnica:
Direção, Roteiro e Produção: Beatriz Lindenberg e Jamilda Bento
Assistência de Produção: Vinícius Loreto
Direção de Fotografia: Gustavo Louzada
Participação: Gui Castor
Som Direto: Greco Nogueira
Participação: Yasmin Marques
Coordenação de Montagem: Marcia Medeiros
Montagem: Marcia Medeiros e Vicente Oliveira
Assistência de Montagem: Nildo Neves
Arte dos créditos: Nelma Guimarães
Videografismo: Estúdio Rogério Costa
Assessoria de comunicação: Simony Leite Siqueira e Karine Nobre
Coordenação Administrativa: Patricia Cortes

Fonte: Secult

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish