Turismo

Turismo e verão na Serra, é possível?

Texto: Tadeu Tomaz

Verão chegando e, com ele, muitos turistas, dos quatros cantos do País, se preparando para curtirem seus momentos. Vamos voltar no tempo e lembrar da nossa pequena Serra: a época Serra do Abacaxi, lá na década de 70, quando éramos apenas 28 mil habitantes e, apesar da proximidade com a capital Vitória, ainda não tínhamos nosso próprio brilho com nossas praias e montanhas. O progresso foi chegando de maneira sorrateira e rápida com inúmeras invasões, ocorridas de forma desordenada. Oh saudades de Jacaraípe, com o velho clube Riviera e praias repletas de turistas com suas famílias e vans Kombi em cada esquina. A segurança, com toda a simplicidade da época, mostrava que só queríamos nos divertir.
Com o desenvolvimento a todo vapor, hoje contamos com uma população de quase 600 mil pessoas e vemos que não estamos preparados para receber turistas de poder aquisitivo médio e elevado, pois não temos rede hoteleira, marinas nem espaços culturais e tantas outras coisas, apesar de termos uma cultura forte.
Nossas estradas, completamente destruídas por buracos, dificultam qualquer acesso nos quase 15 bairros da Grande Jacaraípe, incluindo nossa principal via para Nova Almeida. Sejam bem-vindos verão 2022 e turistas de todo o Brasil, o povo serrano é receptivo e o espera para uma nova era sem pandemia. Viva a Serra!!

Tadeu Tomaz
Turismólogo, mestre em Conscientização Turística e Ambiental
Ex-secretário de Turismo, Cultura Esporte e Lazer ADJ da PMS
Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish