Turismo

Goiapaba-Açu, um point exuberante

Dia ensolarado, visual de tirar o fôlego e muita caminhada, esse foi o início de um domingo que prometia muito. Com a companhia de Marcos Grau (99643-9804), guia experiente em trilhas, tive o prazer de conhecer um dos picos mais imponente e belo, o Pico Goiapaba-Açu.
O nome do parque tem origem tupi e significa “grande morada dos goiapabas”. O pico é uma área de proteção ambiental (APA), que foi criada pelo decreto estadual nº 3.796-N, em 1994. Localizada entre a região montanhosa e a baixada litorânea, a APA abrange o Parque Natural Municipal de Goiapaba-Açu, que possui trilhas e mirante.
Há registros de 133 espécies de aves, sendo duas ameaçadas de extinção. O potencial de conectividade dos fragmentos florestais em seu entorno como a Reserva Biológica Augusto Ruschi, Estação Biológica de Santa Lúcia e Parque Natural Municipal de São Lourenço, torna a área relevante para a formação do Corredor Ecológico Centro-Norte Serrano, segundo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
O Pico Goiapaba-Açu é um ponto turístico que costuma atrair, nos finais de semana, pessoas de outros município e até mesmo de outros estados pela sua biodiversidade e belezas naturais.
Para o casal de engenheiros Breno e Lorraine, moradores de Vitória, que passou a noite acampado para apreciar o nascer do sol, disse que o local é muito tranquilo. “Foi um amigo nosso que mora em Santa Teresa que nos indicou, pesquisamos na internet e achamos que seria bom para relaxar”, diz. Lorraine achou seguro, apesar de não funcionar nada da infraestrutura existente, que poderia ser melhor explorado turisticamente… “Outra coisa importante é que sentimos a presença de animais silvestres, quanto ao pôr do sol, é maravilhoso!”, afirma a engenheira.
Os trilheiros André e Isaac, um morador de Linhares e o outro morador de Santa Maria de Jetibá, disseram que a reserva é muito bonita “tem pouca gente, talvez seja em função da pandemia”, disse Isaac. Os amigos acharam o local muito bacana e com um potencial turismo fantástico… “só precisam divulgar mais”, sugeriu André.
Para a blogueira Edivânia Janke e a irmã Lilian e os amigos, Beatriz Krause e Mateus Boldt, todos de Santa Maria de Jetibá, o lugar é divino “gostamos de fazer trilhas e de desfrutar de paisagens. O lugar é incrível, é uma ótima opção para quem gosta de natureza. É um lugar aberto, com muito ar puro e ainda podemos contemplar as paisagens”, exalta Edivânia, acrescentando que não conhecia e percebeu que são poucas pessoas que conhecem a área de preservação. “No nosso município temos a Pedra do Garrafão e a vista de lá é maravilhosa, aconselho as pessoas a conhecerem”. Em sua página na internet, a blogueira aborda temas como paisagens, trilhas, natureza e empoderamento feminino. Para quem gosta do assunto, ela deixou seu Instagram para quem quiser interagir: @edivania.janke.

Procurado por nossa reportagem para comentar o sucesso do Goiapaba-Açu entre os turistas, o prefeito Gilmar Borges falou, por telefone, à reportagem do Fatos & Notícias que uma das principais metas de seu governo é o impulsionamento do turismo e mandou um recado aos praticantes de montanhismo, de voo livre e outras modalidades esportivas e aos amantes da natureza que “a administração está antenada e se preparando para dar continuidade aos trabalhos de conclusão da infraestrutura que teve início em 2004… faltam 25% para a conclusão, ou seja, muito pouco”, disse o prefeito.
Após a conclusão das obras, o parque contará com restaurante e um viveiro de produção de bromélias e orquídeas, que servirão como meio autossustentável para os produtores rurais do município aumentarem a renda familiar. Além desses benefícios, a administração está buscando a retomada da parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a instalação de um telescópio, a base para instalação já está pronta. “Esse projeto não contemplará apenas o turismo, o esporte e o lazer, mas a educação também, alunos das redes de ensino, pública e privada, poderão assistir às aulas práticas em diversas áreas da ciência”, garantiu o prefeito Gilmar Borges.

Legenda da foto de capa: Vista panorâmica do Pico Goiapaba-Açu tendo ao fundo o Morro do Mestre Álvaro (Serra)

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish