Saúde

Doença neurológica misteriosa afeta jovens e preocupa autoridades no Canadá

Um funcionário da Vitalité Health Network, autoridade de saúde da província de New Brunswick, no Canadá, relatou ao jornal The Guardian que uma doença neurológica tem afetado jovens e causado um declínio cognitivo muito rápido nos pacientes.
Em dois anos foram encontrados 48 casos, mas especula-se que 150 pessoas estejam enfrentando o novo problema que ainda não possui uma resolução. Entre os sintomas encontrados, é possível destacar a perda rápida de peso, insônia, alucinações, dificuldade no raciocínio e mobilidade limitada.
Ainda foram relatados casos de pessoas próximas, sem fator genético comum, que desenvolveram a doença neurológica. Um homem apresentou sintomas de demência e ataxia e algum tempo depois a sua esposa apresentou perda de peso rápida, demência e até alucinações.
Em outro caso, a cuidadora de uma paciente de 30 anos que foi descrita como não verbal e que se alimenta apenas por sonda também começou a apresentar sintomas de declínio neurológico.
No entanto, segundo o The Guardian, a província de New Brunswick deve declarar ainda neste mês de janeiro que o agrupamento de pacientes descritos com está nova doença neurológica, na verdade, se trata de pessoas erroneamente diagnosticadas que foram agrupadas de maneira irregular e possuem doenças já conhecidas.
Apesar da posição oficial do governo da província, especialistas e familiares de pacientes da patologia em questão reforçam que o problema é preocupante, principalmente pela idade dos pacientes.

Doença neurológica misteriosa afeta jovens e preocupa autoridades no Canadá (Foto: Hank Grebe/Shutterstock)

“O fato de termos um espectro mais jovem de pacientes aqui é um argumento muito forte contra o que parece ser a posição preferida do governo de New Brunswick — que os casos neste cluster estão sendo erroneamente agrupados”, afirmou um cientista de uma agência de saúde especializada em doenças neurodegenerativas a população local.

Causa da doença neurológica

De acordo com a província de New Brunswick, um relatório epidemiológico sugere que não nenhuma evidência significativa para qualquer alimento, comportamento ou exposição ambiental que cause a nova doença.
Porém, dados públicos da agência de saúde do Canadá mostram uma pesquisa considerando o β-metilamino-L-alanina (BMAA) como uma possível causa do novo problema, mas é necessário obter informações sobre os oito óbitos causados pela doença neurológica para concluir o estudo, o que só poderia ser feito com a autorização da província de New Brunswick.
Estudos apontam que o BMAA foi encontrado em altas concentrações na lagosta, uma das principais fontes de economia de New Brunswick, o que levou moradores do local a acreditarem na tese de que o governo da província esteja evitando dar maior atenção aos casos.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish