Geral

Andada do caranguejo: segundo período de proteção começa nesta terça (18)

Começa nesta terça-feira (18) o segundo período da andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) deste ano. Até o dia 23, estão proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização de caranguejos, bem como das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), provenientes de qualquer localidade.
Andada é o período reprodutivo em que os caranguejos uçás machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. “A proibição da cata e da comercialização visa à preservação da espécie. Assim, garantimos o aumento do número de caranguejos-uçá e a continuidade das atividades econômicas, que são tradicionais em Vitória e que representam renda para muitas famílias”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Para sensibilizar moradores, comerciantes e turistas sobre a andada (veja o calendário abaixo), uma série de ações educativas serão realizadas por toda a cidade, como a afixação de cartazes em quiosques, bares, restaurantes, ônibus e na rede hoteleira; campanha digital; abordagens nas praias, feiras livres e outros espaços; e a exposição “Manguezal: múltiplos olhares”.

Andada do caranguejo: segundo período de proteção (Foto: Divulgação)

Calendário da andada 2022

  • De 3 a 8 de janeiro (lua nova);
  • De 18 a 23 de janeiro (lua cheia),
  • De 2 a 7 de fevereiro (lua nova);
  • De 17 a 23 de fevereiro (lua cheia);
  • De 19 a 24 de março (lua cheia).

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish