Saúde

Comer vegetais não previne doenças cardiovasculares, aponta estudo

Uma pesquisa conjunta das universidades de Hong Kong, na China, e de Bristol e Oxford, no Reino Unido, não encontrou evidências de que comer vegetais pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares (DCVs). Os resultados vão contra uma crença popular de que os vegetais previnem esse tipo de doença.
A primeira vista, pensar que o consumo de alimentos desse tipo pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares é bastante plausível. Vegetais são ricos em carotenoides e alfa-tocoferol, ambos com propriedades que protegem contra as doenças cardiovasculares.
A pesquisa, que foi publicada na revista Frontiers in Nutrition, demonstra que é bastante improvável que o consumo de vegetais, seja cozidos ou crus, não afeta o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a equipe de pesquisa também explicou o porquê de uma suposta confusão.

Cruzamento de dados
Os pesquisadores usaram dados do Biobanco do Reino Unido, que acompanha meio milhão de adultos no país e vincula os dados aos seus registros de saúde. Entre esses dados, estão informações sobre a dieta, estilo de vida, histórico médico, reprodutivo e de outros fatores.
Entre as informações coletadas, estão o consumo médio diário de vegetais crus e cozidos, que foi associado com o risco de hospitalização ou morte por causas como infarto do miocárdio, AVC ou outras doenças cardiovasculares.

Apesar de não prevenir doenças cardiovasculares, comer vegetais previne uma gama ampla de doenças, por isso, é importante (Foto: Ann Haritonenko/Shutterstock)

“Nosso grande estudo não encontrou evidências de um efeito protetor da ingestão de vegetais na ocorrência de doenças cardiovasculares”, declarou o pesquisador da Universidade de Oxford Qi Feng. Segundo ele, outros fatores são mais importantes para a diminuição dos riscos de DCVs.

Comer vegetais é importante

“Nossas análises mostram que o efeito aparentemente protetor da ingestão de vegetais contra o risco de DCVs é muito provavelmente explicado pelo viés de fatores de confusão residuais, relacionados a diferenças na situação socioeconômica e estilo de vida”, disse Feng.

Contudo, os pesquisadores ressaltaram que o consumo de vegetais é importante para manter uma dieta equilibrada e que esses alimentos podem prevenir uma gama bastante ampla de doenças. Segundo os pesquisadores, o consumo de frutas e vegetais é amplamente recomendado.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish