Tecnologia & Inovação

Bicicleta vertical facilita colheita de buriti para evitar desmatamento

Iniciativa no Peru visa contribuir com a preservação da floresta amazônica

Todos os anos, na Amazônia peruana, mais de um milhão de árvores são derrubadas para colher o fruto do Aguaje ou Buriti. O fruto, conhecido por ter alto teor de vitamina A, cresce em palmeiras de até 35 m de altura, o que dificulta o acesso e, portanto, o corte fácil.
Como a extração ilegal de madeira continua colocando a Amazônia em risco, a Ogilvy Perú criou a Vertical Bike, um veículo que usa um motor Honda para ajudar os agricultores da comunidade nativa a colher a fruta sem prejudicar a árvore.

“Nossa comunidade tem lutado contra a derrubada indiscriminada do Aguaje”, disse Mariluz Marayari, ativista comunitária de Parinaris da selva amazônica. “Nosso povo se estabeleceu nesta terra por muitos anos e queremos protegê-la”.

Por causa da colheita do Aguaje, a Amazônia peruana vê cerca de 800.000 estádios de futebol profissional cheios de palmeiras destruídos anualmente. “A Vertical Bike é uma criação única que decorre do nosso compromisso de proteger nossa terra”, disse Yasu Arakaki, diretor de criação da Ogilvy Perú.

“A grande conquista que torna esta peça única é que deixamos de lado as motosserras e usamos seus motores para construir a Bicicleta Vertical, transformando parte do problema em solução. Esta máquina permite subir os 35 metros da palmeira em apenas 30 segundos, é fácil de transportar pela selva e tem capacidade para suportar até 90 kg”.

Fonte: casa.abril.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish