Parque Ibirapuera inaugura pista pública de skate
O Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), inaugurou nesta quinta-feira (17) sua mais nova pista de skate, atendendo a pedidos feitos por muitos skatistas há anos. A Ibira Skatepark foi construída pela Pug Skateparks e patrocinada pela Nike SB, mas é uma pista pública aberta a todos os visitantes do parque.
O Ibirapuera é um local marcante para a comunidade do skate de São Paulo. Muitas pessoas se reuniam para andar no local há décadas, até que o ex-prefeito Jânio Quadros, irritado com skatistas que andavam próximo à janela de seu gabinete proibiu, em 1988, o esporte no parque e em toda a cidade de São Paulo. A decisão foi revogada no ano seguinte pela nova prefeita eleita Luiza Erundina.
O Parque foi o maior foco de resistência do skate da capital paulista e, durante a década de 70, o grupo Ibiraboys surgiu como a primeira geração de skatistas do Brasil, representando a luta contra a opressão nos anos 80. Durante toda a luta para reconquistar os espaços e revogar a proibição, os atletas não possuíam um local adequado para a prática — até hoje.
Ressignificando o novo momento para a modalidade, após cinco décadas sem um espaço dedicado aos apaixonados pelo skate, a Nike, junto com a Urbia, inaugura o primeiro skate park na história do Parque: um marco importante para o Ibirapuera e a comunidade do skate.
A entrega faz parte da segunda etapa do projeto da marca em parceria com a gestora do Parque Ibirapuera. Em junho, foram entregues pela marca esportiva cinco novos espaços esportivos e gratuitos para os frequentadores do Parque: um campo de futebol society revitalizado, duas quadras de basquete e duas quadras de areia.
A construção tem forma de “street/pista” com simulações de espaços urbanos e conceitos de pistas próprias para o esporte, contemplando rampas e obstáculos sob medidas técnicas para o skate.
A estrutura possui 600m² de área construída, com luzes de LED nos obstáculos, trazendo uma experiência única aos frequentadores. Localizado na Ladeira da Preguiça, próximo ao Portão 5, o desenvolvimento do projeto contou com a expertise da PUG Skateparks, empresa especializada em projetos de pista de skate junto a profissionais gabaritados no esporte.
Fonte: Go Outside