Saúde

Casos de dengue disparam nas Américas; Brasil responde por quase 80%

No Brasil, os números da dengue em 2023 representam um aumento de mais de 70% na comparação com a média dos últimos cinco anos

Por Alessandro Di Lorenzo

O número de casos de dengue nas Américas atingiu a marca de 2,9 milhões, entre confirmados e suspeitos, no primeiro semestre deste ano. A marca supera o total do ano passado, quando 2,8 milhões de casos foram contabilizados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta para a situação.
Segundo os dados da OMS, a maior incidência da doença é na América do Sul. Apenas o Brasil responde por 2,3 milhões de casos, ou seja, quase 80% do total.
O órgão internacional destacou que as epidemias de dengue obedecem a um ciclo, ganhando força a cada três ou cinco ano. Essa seria uma das explicações para essa alta.
A Anvisa já aprovou o uso de dois imunizantes contra a doença, mas eles ainda não estão disponíveis no SUS.

Um do laboratório francês Sanofi Pasteur, que só pode ser utilizado por quem já teve a doença. E outro para um público mais amplo, da farmacêutica japonesa Takeda, aprovado esse ano.
Por enquanto, essas vacinas são encontradas apenas em clínicas particulares.
O Ministério da Saúde informou que o imunizante japonês está sendo avaliado para entrar no SUS, mas não informou prazo para uma possível liberação para uso na população.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish