Transporte urbano com emissão zero: parceria entre empresas busca essa meta
As mudanças climáticas cada vez mais preocupantes exigem que empresas, principalmente do segmento automotivo, busquem alternativas sustentáveis para seus negócios. E é exatamente com a meta de emissão zero no transporte urbano que a Siemens e a Volta Trucks firmaram uma parceria para fornecer serviços gerenciados em conjunto.
A parceria combina a abordagem da Volta Trucks para a eletrificação de frotas comerciais e experiência operacional através do Truck as a Service (TaaS) com a experiência da Siemens em sistemas de controle de software, eletrificação de instalações, infraestrutura de carregamento, gerenciamento de energia, equipamentos de construção e a expertise de financiamento da Siemens Financial Services — e de terceiros — em projetos de infraestruturas inteligentes.
O Truck as a Service (TaaS) é uma solução integrada de ponta a ponta que fornece suporte de eletrificação de 360 graus para garantir que uma configuração de frota ideal seja projetada, desenvolvida e entregue. O intuito é migrar frotas de todos os tamanhos para elétricas, maximizando seu tempo de atividade e eficiência operacional.
Volta Zero
O Volta Zero, de 16 toneladas e totalmente elétrico, é divulgado pela empresa como “o primeiro veículo comercial do mundo construído para cidades mais seguras e sustentáveis”. As frotas do caminhão terão a infraestrutura de carregamento e distribuição de energia operadas pelo hardware e software das instalações que serão supervisionadas pela Siemens
Ou seja, as empresas saberão com antecedência como funcionarão as entregas de seus produtos com os veículos da Volta Trucks: peso e temperatura da carga, trajeto, tempo de viagem, entre várias outras informações.
A parceria faz parte do Siemens Xcelerator, plataforma de negócios digital aberta que inclui um portfólio de hardware, software e serviços digitais direcionados, habilitados para a internet das coisas (IoT) da multinacional alemã e de terceiros certificados, além de um ecossistema que conta com mais de 50 parceiros.
Fonte: Olhar Digital