Telemedicina: uma ótima aliada para os pacientes
Todo mundo conhece alguém que vai ao médico para tudo! Desde exames de rotina, até questões sobre qualquer sintoma diferente que possa surgir. A telemedicina se tornou uma grande aliada para essas pessoas, pois permite, por meio de um smartphone ou notebook, que você consulte um médico diretamente na sua mão, além de agilizar o atendimento.
E esse sistema foi bem recebido pelos pacientes. Hoje, 75% dos atendimentos da equipe de médicos, enfermeiras e coordenadores de saúde que acompanham os participantes ao longo da jornada são digitais, com uma taxa de aprovação de 92%.
Além da aprovação do paciente, às consultas via telemedicina reduzem os tempos de espera e resolvem a maioria das demandas médicas na primeira chamada com o médico. Vítor Asseituno, presidente e cofundador da Sami, explica:
O executivo, que também é médico, reitera que o acompanhamento de pessoas com doenças crônicas é muito eficaz quando feito por meio da telemedicina, pois aproxima médico e paciente — mesmo à distância — concedendo que os pacientes vejam que os detalhes notados no dia a dia seja levado em consideração ao fazer um diagnóstico ou prescrever um tratamento.
Outro benefício da telemedicina é a assistência por meio da Atenção Primária à Saúde. Uma análise do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) apontou que durante a pandemia de covid-19, mais da metade da população brasileira utilizou serviços médicos on-line.
Outra pesquisa do Datafolha/Conexa mostrou que 73% destas pessoas voltariam para se consultar por videochamada e 41% acreditam que emergências em saúde podem ser resolvidas pela telemedicina.
Fonte: Olhar Digital