Cultura

Contação de história e teatro encerram ações do Viagem pela Literatura em 2023

Por Pedro Vargas

Olhos brilhantes e concentrados, cochichos curiosos e sorrisos fáceis, assim foi a quinta-feira (7) das quase 500 crianças da rede municipal de ensino de Vitória que participaram do encerramento das atividades de 2023 do projeto Viagem pela Literatura na sede da Prefeitura Municipal (PMV) em Bento Ferreira.
O auditório Zemar Moreira Lima, no Palácio Jerônimo Monteiro, recebeu duas sessões de contação de história com Eliane Correia, do grupo Mais um Ponto, Mais um Conto e apresentação teatral com o Grupo Campaneli, às 9 e às 14 horas.
A ação “Viver o Livro ao Vivo e em cores”, que tem transformado o auditório da PMV em teatro com apresentações especiais, trouxe o espetáculo “Os três porquinhos”. Adaptação do clássico da literatura infantil.
Participaram das sessões oito instituições: o Cajun da Praia do Suá, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nelcy da Silva Fraga e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Álvaro de Castro Mattos, José Lemos de Miranda, Zilda Andrade, Professor Vercenílio da Silva Paschoal, Irmã Jacinta Soares e Ceciliano Abel de Almeida.

Encerramento do Projeto Viagem Pela Literatura em 2023 com a ação Viver o Livro ao Vivo e em Cores (Foto: Jansen Lube)

Esse encerramento do projeto em 2023 nos deixa muito felizes, pois comemoramos a participação de mais de nove mil crianças, adolescentes, jovens e adultos nas 118 atividades realizadas durante o ano”, declarou a idealizadora do projeto Viagem pela Literatura e bibliotecária, Elizete Caser.

Foram contações de histórias, encontros com escritores, saraus poéticos, apresentações teatrais baseadas em livros da literatura, círculos de leitura e oficinas de contação de histórias, que envolveram escolas e centros de educação infantil da Prefeitura, Cajuns, Cras, Centros de Vivências, escolas estaduais e público em geral”, detalhou Elizete.

As ações do “Viver o Livro ao Vivo e em cores”, do projeto Viagem pela Literatura, são realizadas em diferentes espaços do município e chegaram ao Palácio Jerônimo Monteiro desde dezembro do ano passado, em uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com Educação (Seme).

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish