Meio ambiente

Tartarugas voltam para o seu habitat natural

Retorno ao lar, aconteceu um dia antes do Dia Mundial da Tartaruga, festejado no dia 23 de maio

No dia 22 de maio, 10 tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa) retornaram para o lar, no rio Tocantins, dentro da Reserva Extrativista (Resex) Ipau Anilzinho, no Pará. A ação foi uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH). As espécies estavam no Centro de Triagem da CPRH há três anos, aguardando uma oportunidade para regressar à Amazônia.
No dia 23 foi comemorado o Dia Mundial da Tartaruga. Segundo o zoólogo e analista ambiental do ICMBio, Marco Antônio de Freitas, infelizmente muitos caçam esses animais para comer. A tartaruga-da-amazônia demora 10 anos para começar a se reproduzir e é uma espécie ameaçada de extinção.
A tartaruga-da-amazônia é um quelônio de água doce que habita o rio Amazonas e seus afluentes e é considerada o maior quelônio da América do Sul. Animal onívoro e de hábitos diurnos, tem uma dieta que inclui frutos, raízes, sementes e folhas de plantas, crustáceos, moluscos e pequenos peixes.

Fonte: ICMBio

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish