Mobilidade Tecnologia & Inovação

Caminhão Starship promete ser o futuro do transporte rodoviário

Modelo já está em sua terceira versão, com protótipos em teste

Por Vitoria Lopes Gomez

O projeto Shell Starship Initiative desenvolve caminhões com foco em eficiência energética, aproveitando tecnologias que já estão disponíveis no mercado. A iniciativa começou em 2018 e, desde então, a Shell já está na terceira versão do caminhão Starship, que coloca essas inovações em prática. O Starship 3.0 (como o modelo foi batizado) conta com um novo motor a gás natural e já está em testes.
As duas primeiras versões do Starship tinham motores a diesel. A terceira versão contará com motor a gás natural da Cummins, feito especialmente para caminhões e máquinas de serviço pesado. De acordo com o New Atlas, o motor por si só já é uma grande inovação, combinando eficiência de combustível e potência. Além disso, o gás natural tem menos emissões em comparação com o motor a diesel. Outra novidade é o uso de lubrificantes diferentes em relação aos modelos anteriores, que prometem ganhos adicionais de eficiência.

Modelo está na terceira versão (Foto: Shell/Reprodução)

Motoristas deram feedbacks
A dupla de motoristas, os irmãos Brian e Eric Rector, ajudaram a refinar o design do Starship e deram feedbacks de como o caminhão está operando. Eles mencionaram que o motor a gás natural “dirige quase exatamente como o diesel” e que ficaram surpresos com a quantidade de opções de abastecimento durante o trajeto.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish