Tecnologia & Inovação

ISA.bot: nova robô combate violência contra as mulheres no Facebook

Chatbot criada em parceria com ONGs brasileiras pode ajudar a combater casos de violência doméstica durante a quarentena ao dar orientações de segurança às vítimas

Com o aumento de casos de violência contra a mulher durante as quarentenas em todo o mundo, a ISA.bot, uma robô virtual que combate a violência doméstica, foi atualizada e agora poderá levar novas informações e orientações para mulheres que sofrem com o problema.
Criada em 2019, a chatbot foi projetada pelas organizações sem fins lucrativos Think Olga, Mapa do Acolhimento e Nossas.Org, com o apoio de Facebook, Google e ONU Mulheres.
De acordo com a ONU, a violência doméstica contra mulheres cresceu em vários países ao redor do mundo durante o período de distanciamento social requerido pela pandemia de Covid-19. Em São Paulo, por exemplo, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou que houve um aumento de 44,9% nas denúncias feitas em março de 2020 em relação ao mesmo mês do ano passado.
Nesse contexto, a ISA.bot pode dar orientações tanto para mulheres que vivem essa situação como para pessoas que estejam ao redor delas e possam ajudar. Entre as dicas estão a importância de informar alguém de confiança sobre o que está acontecendo, para que possa contar diariamente como está. Em situações urgentes, o número da polícia (190) e a linha de apoio específica para violência doméstica (180) podem ser acionados.
Para ativar o chat com a robô, vá ao Messenger da página página Isa.Bot, no Facebook. A usuária pode escrever ou mandar áudios dizendo “Ok, Google, falar com Robô Isa”, no Google Assistente. Atualmente, a robô já foi acessada por mais de 69 mil mulheres.

Fonte: Revista Galileu

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish