Internacional

Contato russo oferece US$ 100 para publicar artigo pró-Putin em revista do Brasil

A ditadura de Vladimir Putin busca ampliar influência no Brasil

Por Isabella de Paula

Um contato russo tentou vender um artigo favorável aos planos do ditador Vladimir Putin para uma revista brasileira, nesta semana, segundo revelou o jornalista Duda Teixeira, da Crusoé. O jornalista compartilhou, nesta sexta-feira (11), com a Gazeta do Povo um trecho da conversa que teve com a pessoa desconhecida neste mês. O contato se apresentou como “jornalista e produtor de mídia interessado em publicar artigos” no país.
A primeira mensagem chegou no seguinte formato ao jornalista brasileiro: “bom dia, caro Senhor Teixeira. como está? o Sr. XXXXXX [o jornalista Duda Teixeira preferiu omitir o nome do contato] deu-me o seu número. sou jornalista e produtor de mídia. interessado em publicar artigos de nossos autores na mídia. o meu pupilo, Rafael Machado. você estaria interessado em colaborar?”.

O jornalista Duda Teixeira relatou que recebeu aleatoriamente a mensagem no aplicativo WhatsApp, no último dia 3, de um telefone baseado na Rússia, oferecendo dinheiro — até US$ 100 — pela publicação do artigo. Segundo o contato desconhecido, um analista militar brasileiro tinha fornecido o número do editor da Crusoé. No entanto, o jornalista estranhou a mensagem, que parecia ter sido traduzida com algum recurso digital.

Durante a tentativa de negociação, a pessoa não identificada disse trabalhar com diferentes autores “que ajudamos a promover seus artigos na mídia. Por exemplo, um deles se dirige a mim, escreve um artigo sobre um tópico atual, e eu me dirijo a você e você o publica. Eu também posso concordar em publicar seus artigos em outros sites”, diz outra mensagem, explicando como funcionaria a “parceria”.

A Crusoé e o Antagonista rejeitaram a proposta, esclarecendo que não cobram para publicar artigos assinados, mas mantiveram conversas com o usuário do WhatsApp para coletar mais informações sobre a venda desses artigos. Segundo a publicação brasileira, o texto negociado acusaria a embaixada brasileira na Venezuela de recrutar “mercenários de países latinos, como da Colômbia e México”, para derrubar a ditadura de Nicolás Maduro.

Esse plano seria apoiado pelos opositores do líder chavista María Corina Machado e Edmundo González, que acusam o regime de Maduro de estar no poder de forma ilegítima após as eleições do ano passado. Repetidamente, Maduro alega que existe um “projeto golpista” para tirá-lo do poder, encabeçado pelos EUA. Ainda durante as conversas no aplicativo de mensagens, o contato russo afirmou que ele estava apenas começando seu trabalho no Brasil, mas já atua com “facilidade” na Argentina, onde teria vários artigos pagos publicados em portais.

Atualização
O texto original foi atualizado com a supressão dos nomes anteriormente citados como possíveis envolvidos na confecção e publicação dos supostos artigos pró-Putin.

Fonte: Gazeta do Povo

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish