Ciência

Espectro de Brocken: fenômeno explica foto de “anjo no céu” que viralizou

Imagem captada por fotógrafo mostra sua enorme sombra projetada sobre a neblina de uma montanha na Inglaterra, envolta por um arco-íris. Entenda como ela se forma

O fotógrafo Lee Howdle, especialista em natureza selvagem, estava caminhando tranquilamente pelo Parque Nacional do Distrito Peak, na Inglaterra, quando avistou sua sombra ampliada sobre as nuvens do local, em um fenômeno conhecido por espectro de Brocken. A imagem repercutiu em tabloides e jornais do exterior, que compararam a figura a um “anjo no céu”.
O fotógrafo Howdle ficou impressionado quando percebeu sua gigantesca sombra envolta de um arco-íris circular. “Eu nunca tinha visto isso na minha vida. Li sobre isso [apenas] uma vez na internet”, disse em entrevista ao South West News Service, definindo o momento como algo “mágico”.

Espectro de Brocken: o fenômeno óptico foi descrito pela primeira vez em 1780 (Foto: Lee Howdle/Facebook)

A ciência explica

Conhecido também como espectro da montanha de Brocken, o fenômeno óptico foi descrito pela primeira vez em 1780 pelo cientista natural Johann Silberschlag, que o observou no pico mais alto da cadeia montanhosa de Harz, na Alemanha.
O efeito ocorre quando um observador está em lugares de alta altitude e neblina, como nas montanhas, onde é mais comum observar o espectro. Com o sol em suas costas, a sombra do observador se projeta sobre a superfície de uma nuvem, que reflete a luz novamente e forma uma glória, nome dado ao fenômeno óptico do arco-íris circular que podemos ver ao redor do observador.
Apesar da beleza do fenômeno, ele sempre esteve associado a superstições do folclore germânico e chegou a aparecer no top 10 de condições climáticas mais assustadoras feito pelo blog do Met Office, serviço meteorólogico do Reino Unido.

Fonte: Galileu.com

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish