Cultura

Nova websérie no YouTube desconstrói estereótipos de cientistas

Criada pelos cientistas Leandro Lobo e Sidcley Lyra, “O Cientista no Carona” pretende mostrar que quem trabalha com ciência vai muito além de estereótipos estabelecidos no imaginário popular

Cientista nem sempre é um homem de meia idade com jaleco branco e um aspecto, digamos, esquisito, como mostram muitos filmes. Na verdade, raramente essa é a imagem de quem trabalha em um laboratório. E é exatamente esse estereótipo que “O Cientista no Carona”, nova websérie do canal A Ciência Explica, no YouTube, quer desconstruir. A ideia é “humanizar” pesquisadores de diferentes áreas e instituições de pesquisa do País.
A iniciativa nasceu com apoio do 1º Hackaton de Divulgação Científica em Saúde da Fiocruz e da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz. Os criadores são o microbiologista Sidcley Lyra e o também cientista Leandro Lobo, que conduz a carona dos entrevistados até suas casas ou locais de trabalho.
A primeira temporada da websérie traz a história de quatro jovens cientistas mulheres contadas em cinco episódios — o perfil da psicóloga trans Jaqueline de Jesus está dividido em duas partes. “Tivemos muita sorte em poder contar com a Jaqueline. Ficou tão legal que tivemos que dividir a entrevista em duas”, comenta Lyra, em entrevista à Galileu.
Além de conversas sobre carreira, o programa também aborda os hobbies dos cientistas quando estão fora do laboratório, do escritório ou das salas de aula, mostrando que são pessoas normais, como qualquer um de nós.
“Claro que também vamos entrevistar homens brancos e de meia idade nas próximas temporadas, mas o foco é mostrar que para ser cientista não precisa ter padrão estético”, explica Lyra.
Os novos episódios são lançados todas as quintas-feiras, às 18h30, no YouTube. Segundo Sidcley, as gravações da segunda temporada foram adiadas por conta da pandemia pelo novo coronavírus.

Assista ao primeiro episódio da série, “A Bióloga Percussionista, Rafaela Bruno”.

Fonte: Galileu.com

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish