Benefício das sementes em uma alimentação saudável

Oleaginosas são ricas em fibras e ômega-3
A linhaça, a chia, a quinoa entre outras sementes, são alimentos bastante nutritivos que têm como principal característica serem fontes de fibra, auxiliarem no emagrecimento, darem sensação de saciedade e também aumentarem a imunidade.
A quinoa é rica em proteína vegetal, auxiliando no trânsito intestinal, por ser rica em fibra, ajudando, assim, no emagrecimento e também tem grande quantidade de ômega-3, ômega-6, ferro, fósforo e cálcio. O consumo dela ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, neurológicas, osteoporose, câncer de mama e aumenta a imunidade.
A chia também é rica em ômega-3, proteínas e vitaminas do complexo B. Ajuda na redução da gordura corporal, do colesterol, do controle da glicemia, dá sensação de saciedade, previne o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares e aumenta a imunidade.
A linhaça, por sua vez, não é muito diferente das outras. Também tem alto teor de vitaminas e minerais, ácidos graxos e fibras. Ajuda no controle do peso, da glicemia e no risco de doenças como câncer e diabetes.
Como todos os outros alimentos, as devemos consumir de maneira equilibrada. Ainda não há estudos que comprovem se a ingestão excessiva dessas sementes causam malefícios à saúde. Por isso, é sempre bom procurarmos um nutricionista para o consumo adequado de todos os alimentos.
Considerando que esses alimentos são fontes de fibra, não devemos deixar de consumir os dois litros de água diários, para não haver constipação intestinal.