Tecnologia & Inovação

Dragster elétrico supera a marca dos 320 km/h pela primeira vez; assista ao vídeo

Veículo é movido por um motor elétrico que funciona com uma corrente de dois mil amperes a 800 volts, o que dá uma potência de 1,6 Megawatts ou 2.400 hp

O piloto Steve Huff conseguiu na última quinta-feira (14) o recorde mundial de velocidade em um dragster elétrico. Construído pelo próprio Huff e batizado de “Current Technology”, o veículo atingiu a velocidade de 201,07 milhas (cerca de 323,5 km) por hora em um teste na Tucson Dragway, na cidade de Tucson, Arizona.
Segundo o piloto, seu dragster é movido por um motor elétrico que funciona com uma corrente de 2 mil amperes a 800 volts, o que dá uma potência de 1,6 Megawatts ou 2.400 hp. Ele é alimentado por uma bateria feita sob medida, composta por 960 células numa configuração de 5 grupos em paralelo, com 192 células em série em cada grupo (5P/192S).

Entretanto, Huff pode ter concorrência séria em breve. Recentemente a empresa australiana HyperPower Technologies desenvolveu um novo tipo de motor elétrico capaz de produzir, sozinho, 1.340 hp. Para demonstrá-lo, ela se associou à equipe Top EV Racing para desenvolver um dragster equipado com quatro de seus novos motores, o que dá uma potência total de 5.360 hp.
De acordo com cálculos da Top EV Racing, o veículo deve ser capaz de atingir 200 km/h em 0,8 segundos, 530 km/h em 3,7 segundos e uma velocidade máxima de “apenas” 611 km/h. Entretanto, estes números ainda não foram comprovados em testes em “quarto de milha”, o tradicional percurso de cerca de 400 metros usado em competições de arrancada.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish