Meio ambiente

Fotos incríveis que mostram a beleza e a força da água

Competição fotográfica promovida por aplicativo recebeu mais de 8,7 mil cliques de paisagens aquáticas de cair o queixo

A competição fotográfica #Water2020, promovida pelo aplicativo Agora Images, desafiou milhares de fotógrafos a registrarem “momentos aquáticos” ao redor do mundo. Ao todo, foram enviadas mais de 8.700 imagens para o projeto, mostrando que a água, além de elemento essencial para nossa sobrevivência e sustento para a vida, cria paisagens poderosas.
“As moléculas de água são uma mistura de milhões de anos de história e passaram por muitos oceanos, continentes e seres de todos os tipos. Elas evoluíram do estado líquido para o sólido inúmeras vezes ao longo do tempo. Hoje, descobrimos as melhores fotos de #Water em um momento específico da história”, comemorou Octavi Royo, CEO e cofundador da Agora em comunicado. “Um momento para tornar eterno o ponto de vista dos fotógrafos finalistas e, através do Agora, compartilhá-los com o mundo para se tornar parte da memória coletiva e dos tesouros da Humanidade”.

Confira a seguir a imagem vencedora do concurso e algumas das fotos finalistas da competição:

Keriđ, de Tom RBG (Alemanha)

O clique mostra um dos principais pontos turísticos e naturais da Islândia, a “terra do gelo e do fogo”. Chamado de Keriđ, o lago vulcânico foi formado por um antigo vulcão em forma de cone que esgotou suas reservas de magma após uma grande erupção. A água apareceu do subterrâneo, criando um belo lago gelado na cratera que antes continha lava.

Keriđ (Alemanha) (Foto: @tom_rbg)
Formigas Sedentas, de Analizman De Guzman (Filipinas)

“Esta imagem foi filmada sob a mangueira do nosso jardim, onde formigas locais instalaram suas colônias”, disse a fotógrafa filipina em comunicado. “O clima aqui nas Filipinas é muito quente, então eu dou água a elas e aproveito ao máximo o nosso encontro para tirar algumas fotos macro”. Guzman foi a vencedora da competição #Water2020 por sua foto tirada com uma câmera de celular com uma lente macro acoplada.

Formigas Sedentas, de Analizman De Guzman (Foto: @anadgphotography)
“Três baleias jubarte viajando pela costa fez o meu dia”, por Luke Simpson (Austrália)

O fotógrafo Luke Simpson capturou essas três baleias jubarte na Ilha Fraser, Austrália. Elas estavam fazendo sua migração anual para o norte quando a foto foi tirada com um drone. “Fui abençoado o suficiente para estar na água com essas criaturas incríveis. Mas perto das águas infestadas de tubarões da Ilha Fraser, elas são observadas com mais segurança do ar”, explicou.

Três baleias jubarte na Ilha Fraser, Austrália, por Luke Simpson (Foto: @lukeylove)
Água congelada cria um caminho para os alpinistas, por David Martinez (Espanha)

Esta foto impressionante mostra a água em seu estado sólido servindo de “escada” para alpinistas em Utah, nos Estados Unidos, durante o inverno. “Escalar uma cachoeira à noite com uma temperatura de -18ºC é um grande desafio”, disse Martinez.

Água congelada cria um caminho para os alpinistas, por David Martinez (Foto: @dmartphoto)
Splash, por Sujon Adhikary (Bangladesh)

A imagem retrata uma raposa-voadora (nome popular dado aos morcegos do gênero Pteropus) logo após mergulhar na água, hábito comum durante o verão para manter a temperatura do corpo baixa. Adhikary levou duas horas para conseguir fotografar esse instante.

Splash, por Sujon Adhikary (Foto: @sujonadhikary)
Gotas d’água, por Aulia Rahman @auliarahman (Indonésia)

Consegue ouvir o som de respingo só de olhar para essa foto? Foi a captura desse simples fenômeno que colocou a fotografia de Aulia Rahman entre os 50 melhores cliques da competição.

Water Drops, por Aulia Rahman (Foto: @auliarahman)
Rios trançados na Nova Zelândia, por Ghislain Fave @ghislainfave (Nova Zelândia)

A imagem expõe um sistema de água proveniente do derretimento de geleiras. Fave fez o clique usando um drone para demonstrar como a região está mudando em decorrência das mudanças climáticas, provocando a diminuição de paisagens geladas conforme as temperaturas aumentam.

Rios trançados na Nova Zelândia, por Ghislain Fave (Foto: @ghislainfave)
Prova do Campeonato Mundial de Grandes Ondas Punta Galea Challenge 2019, por Mich McKing (Espanha)

A manobra radical do surfista brasileiro Lucas Chumbo durante uma competição no litoral do País Basco, comunidade autônoma da Espanha, também rendeu uma das melhores imagens sobre água do concurso de fotografia. O surfista não se machucou e venceu a competição. As ondas em Punta Galea podem atingir até sete metros e ser muito pesadas.

Prueba do Campeonato do Mundo de Grandes Ondas Punta Galea Challenge 2019, por Mich McKing (Foto: @ajuriaguerra)
As primeiras chuvas do ano fazem os rios começarem a fluir novamente, por João Galamba (Portugal)

Em viagem ao Timor Leste, o fotógrafo português usou um drone para flagrar o resultado das primeiras chuvas do ano no litoral de Díli, capital do país. A precipitação inunda os rios, que arremessam lama ao oceano. “Os peixes são atraídos e se aproximam da costa. E onde há peixe, há pescadores”, escreveu Galamba, que foi ao país para realizar um projeto fotográfico sobre esses trabalhadores.

As primeiras chuvas do ano fazem os rios começarem a fluir novamente, por João Galamba (Foto: @joao.galamba)
Cavernas subaquáticas, por Victor De Valles @victordevalles (Espanha)

A foto captura uma caverna subaquática na Espanha. No início de 2020, o país informou que esses locais haviam sido impregnados por esgoto. Algumas cavernas chegaram a apresentar uma camada de até 10 centímetros de resíduos, o que deixou especialistas preocupados com a preservação dos animais que vivem nesses habitats.
Para ver todos os vendedores, basta acessar o site do Agora Images.

Cavernas subaquáticas, por Victor De Valles (Foto: @victordevalles)

Fonte: Revista Galileu

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish