Ciência

Oxigênio verde detectado brilhando na atmosfera de Marte

Uma nave espacial europeia detectou brilho esverdeado na atmosfera de Marte, algo que seria possível observar somente na Terra

A missão ExoMars da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) detectou oxigênio verde brilhante na atmosfera do Planeta Vermelho. Além da Terra, esta é a primeira vez que tal fenômeno é visto em outro planeta.
Em nosso planeta, o oxigênio brilhante pode ser visto durante as auroras polares, quando os elétrons energéticos do espaço atingem a atmosfera superior. Esta emissão de luz alimentada por oxigênio dá às auroras polares seu belo e característico tom esverdeado.
“Uma das emissões mais brilhantes observadas na Terra vem do fulgor noturno. Mais concretamente, dos átomos de oxigênio que emitem um comprimento de onda de luz particular que nunca foi visto em torno de outro planeta”, declarou Jean-Claude Gérard, pesquisador da Universidade de Liège, Bélgica, e autor principal do estudo.

Brilho verde na atmosfera de Marte (Foto: ©ESA)

“Contudo, esta emissão tinha sido prevista a existir em Marte há aproximadamente 40 anos e, graças ao orbitador rastreador de gás [TGO], conseguimos encontrá-la”, acrescentou.
“As observações em Marte concordam com modelos teóricos anteriores, mas não com o brilho real que vimos em volta da Terra, onde a emissão visível é muito mais fraca, o que sugere que temos mais a aprender como os átomos de oxigênio se comportam, sendo isso extremamente importante para a nossa compreensão da física atômica e quântica”, concluiu cientista.
O brilho verde foi detectado em Marte pelo orbitador rastreador de gás da missão ExoMars, que está girando em torno do planeta desde 2016.

Fonte: Sputnik Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish