Cultura

3ª Edição do Festival de Cinema de Santa Teresa será exibida no YouTube

Programação terá exibição de filmes, oficinas, debates e palestras sobre cinema e patrimônio ambiental

A 3ª Edição do Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta) vai exibir, ao longo de três dias, 36 curtas-metragens de 14 estados brasileiros, além de palestras, debates e oficinas de capacitação sobre o universo do audiovisual. Com formato totalmente on-line transmitido pelo YouTube do Festival, a programação acontecerá entre os dias 23 e 25 de julho.
Sob os riscos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), manter o festival on-line é um grande serviço para a cultura e um estímulo para que a população fique em casa. A programação do 3° Fecsta tem a proposta de ser híbrida e transversal, valorizando a arte, as tradições locais e as manifestações populares. Serão três dias de festa multicultural com sessões de cinema, oficinas de capacitação para audiovisual, palestra, show, bate-papo com artistas convidados e o que mais a criatividade anunciar.
A Terceira Edição do Fecsta é realizada pela Satírica Filmes Produções e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Teresa e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Além das mostras de filmes, também estão previstas as palestras: “Santa Teresa — Patrimônio Cultural do ES”, com Patrícia Bragatto”; “A Politização no Cinema contemporâneo nos filmes Parasita, Coringa e Bacurau”, com Cíntia Braga e Ceci Alves; “Dos Irmãos Lumières a Netflix — Cinema e Educação”, com Emerson Vieira; e “Proteção ambiental de Florestas e Nascentes”, com Alessandro Chakal. Além das oficinas formativas “Gravação e Edição em celular”, com Fernando Paschoal; “Elétrica e Iluminação Para Cinema”, com Antônio dos Anjos; e “NAVE-gar Jucu — Uma Cartografia Afetiva”, com Fabíola Melca.
Ainda entre a programação prevista, está o lançamento da animação “Centaura”, de Luiza Lubiana; show da Banda Brezinski Point; e um bate-papo sobre cinema e arte com as convidadas especiais Viviane Mosé, filósofa, e a atriz Letícia Sabatella.
Pelo segundo ano, a mostra homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais.
Os troféus serão concedidos nas categorias melhor filme ficção; melhor documentário; melhor animação; melhor filme eleito pelo Júri Popular; melhor filme capixaba; melhor filme do festival, segundo o Júri Técnico; além de duas menções honrosas.

Acesse as redes sociais do Festival: Canal no YouTube, página no Facebook, página no Instagram. Para mais informações: Satírica Filmes (Luiza Lubiana), tel.: (27) 99972-8221.

Fonte: Governo do ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish