Cultura

Biblioteca Municipal completa 79 anos com programação especial literária on-line

Aniversário de 79 anos da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim vai ser marcado por uma programação literária especial

O aniversário de 79 anos da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim vai ser marcado por uma programação literária especial para agradar a todos os tipos de leitores. A programação ocorre entre os dias 27 a 31 de julho, com vídeos publicados no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.
Há contação de histórias, poesia, encontro com o escritor, indicações de leituras, além de palestras sobre temas relevantes da literatura capixaba e brasileira.
A história da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), é marcada por projetos que levam ao público o incentivo ao hábito da leitura. O mais conhecido deles é o “Viagem pela Literatura”, premiado nacionalmente e que ocorre há 25 anos com ações diversificadas.
“Nesses 79 anos, a Biblioteca Municipal sempre cumpriu com o papel de levar o incentivo à leitura a todos os tipos de público e idade. Mesmo com o isolamento neste ano, não poderíamos deixar de marcar a data trazendo conteúdos de qualidade para toda a população”, conta a coordenadora da Biblioteca, Elizete Caser.

Conhecimento

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, destacou o papel desempenhado pela Biblioteca Municipal, não só de guardar o conhecimento, mas, principalmente, de divulgá-lo.
“A Biblioteca Municipal é uma política pública muito eficiente da Secretaria de Cultura. Ela leva a quem mais precisa o livro, o conhecimento, o saber. Sem dúvidas, uma contribuição fundamental para expandir nossas visões de mundo”, disse.

Breve histórico

Desde 24 de junho de 2016, a Biblioteca está localizada no Casarão Cerqueira Lima, localizado na Cidade Alta (Foto: André Sobral)

Em 29 de julho de 1941, o prefeito Américo Poli Monjardim instituiu a Biblio-Pinacoteca Municipal, dividida em Biblioteca e Pinacoteca. No dia 2 de dezembro do mesmo ano, ela abre ao público na avenida Capixaba, com um acervo de aproximadamente dois mil exemplares e mobiliário moderno.
A Biblioteca Municipal funcionou em vários espaços do Centro de Vitória e também na Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na Avenida Vitória, até 1992. Em abril do mesmo ano, passou a funcionar na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.
No ano de 2015, funcionou na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, à época localizada no Centro Histórico. Desde 24 de junho de 2016, está no Casarão Cerqueira Lima, localizado na Cidade Alta.

Confira a programação completa abaixo

Programação
Disponível no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória

Segunda-feira, 27 de julho

  • Palestra “Escritoras negras brasileiras” – pelas professoras Débora Cristina de Araújo e Andreia Teixeira Ramos, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes);

Terça-feira, 28 de julho

  • Contação de histórias do projeto “Viagem pela Literatura” com o grupo “Chão de Letras”;
  • Desenhar e colorir a Pedra dos Dois Olhos, por Andréa Espíndula, acompanhada da história “A Pedra dos Dois Olhos”, lenda capixaba do escritor Adelpho Poli Monjardim e narrada em áudio por Rogério Fraga;

Quarta-feira, 29 de julho

  • Palestra “Notícias sobre Adelpho Poli Monjardim”, por Fernando Achiamé;

Quinta-feira, 30 de julho

  • Encontro com o Escritor;

Sexta-feira, 31 de julho

  • Hora da Poesia.

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish