Bem-estar

Como plantar tomilho?

O tomilho é superversátil, fácil de cultivar e pode ser usado na cozinha e para fins medicinais

O tomilho não é tão “famoso” quanto outras ervas e temperos, mas uma vez que as pessoas experimentam essa planta no seu jardim e, principalmente, nas suas receitas, é paixão eterna! O tomilho carrega no nome, derivado do grego Thymus, o significado de coragem e, por este motivo, na idade média, era ofertado aos cavaleiros antes de suas batalhas.
A espécie é muito versátil! Do misticismo aos pratos, o tomilho é muito utilizado em diferentes receitas, como de carnes vermelhas e brancas, conservas, molhos, legumes em gerais, saladas e até para aromatizar vinagres, seja ele ao natural, ou com suas folhas secas que acentuam seu sabor. Outro motivo muito interessante de usar o tomilho no preparo dos alimentos, é que ele possui timol, uma substância com propriedades bactericidas e fungicidas, o que acaba conservando os alimentos por um período maior.
Existem diferentes espécies de tomilho, estes originários das regiões do Mediterrâneo, da Ásia menor e do Norte da África, mas aqui no Brasil estamos mais habituadas com duas espécies, o tomilho comum (Thymus vulgaris) e o tomilho-limão (Thymus citriodorus), sendo o primeiro mais utilizado seco nos preparos, e de sabor mais forte e marcante, e o segundo, com suas folhas um pouco maiores, ao natural e de sabor mais suave e levemente cítrico.

Sol e local de plantio

Já na hora do cultivo ambos têm as mesmas necessidades, preferem sol direto de pelo menos quatro horas diárias, não são tão exigentes quanto a rega, podendo esperar seu substrato estar quase seco por completo para que faça a próxima rega, e são bastante tolerantes ao vento, sendo uma ótima opção para varandas!
Importante manter seu substrato/solo adubado mensalmente com seu adubo orgânico de preferência. Em caso de plantio em vasos ou jardineiras, que aliás o tomilho vai superbem, não se esqueça de fazer o plantio com uma camada drenante para evitar encharcamento das raízes, e escolha suportes com, no mínimo, 30 cm de diâmetro, pois, além de uma planta de ciclo de vida longo, também tem a característica de se espalhar sobre a superfície, assim como o hortelã.

(Foto: Pixabay)

Poda

Além dos cuidados com a luminosidade, rega, drenagem e adubação, a poda é muito importante para cultivar o tomilho. Deve-se fazer uma poda de limpeza anualmente nos meses de inverno, para que ele cresça sempre com mais força!

Muda e plantio

Para fazer sua própria muda, uma opção é por estaquia, utilizando um ramo da planta-mãe de uns 10 cm de comprimento e o plantando direto na terra, por divisão de touceira, quando a muda já é mais velha, ou por sementes.
As sementes devem ser semeadas em sementeiras antes de ir para o local definitivo, aproximadamente de 25 a 30 dias depois de germinar, sendo plantadas com espaçamento de 20 cm entre as mudas. Em locais de clima quente pode ser plantado o ano todo, já lugares mais frios, principalmente com geadas, o melhor é evitar essas épocas frias do ano.

Colheita

Por fim, na hora da colheita, que poderá ser feita em uma muda semeada quando esta já tiver pelo menos com uns 30 cm de altura, lembre-se de cortar com uma tesoura ou faca afiada os ramos mais velhos, o retirando por completo e sem deixar “toquinhos” na planta.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish