Ciência

Cosmonautas russos fazem caminhada espacial de seis horas

A dupla está preparando a parte externa do segmento russo da Estação Espacial para receber um novo módulo em abril de 2021

Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov, dois cosmonautas da agência espacial russa Roscosmos, fizeram uma caminhada espacial de seis horas na Estação Espacial Internacional nesta quarta-feira (18). A tarefa, que começou às 11h, faz parte da prepararão da parte externa do segmento russo para receber um novo módulo.
Ryzhikov, o atual Comandante da Expedição 64, está fazendo sua segunda caminhada espacial, enquanto Kud-Sverchkov estreia em espaço aberto. A norte-americana Kate Rubins, da Nasa, está monitorando a dupla de dentro da ISS.
A cobertura ao vivo da caminhada no espaço está sendo transmitida no site da Nasa. Na primeira parte da missão, os cosmonautas inspecionaram a escotilha em busca de vazamentos no módulo russo Poisk, que será usada como câmara de descompressão assim que o novo módulo chegar. O laboratório multiuso russo, denominado “Nauka” (“ciência” em russo), substituirá o módulo Pirs — que será desativado e descartado.

Durante a caminhada no espaço, os cosmonautas também recolocarão o painel removível do regulador de fluxo de líquido no módulo de carga Zarya e limparão a janela do módulo Zvezda — além de outros trabalhos no âmbito do programa científico da Roscosmos. Ainda estão na lista de deveres trocar as antenas Transit-B do módulo Pirs para o Poisk Mini-Research Module 2 e mudar a posição dos sensores do dispositivo de controle de pressão e contaminação instalado no módulo Poisk.
Nauka será lançado em 2021 do Cazaquistão. A caminhada desta quarta-feira é a primeira de uma série que serão realizadas para realocar os ativos de Pirs e do módulo Zarya em preparação para a chegada de Nauka, em abril.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish