Educação

Estudantes do Ceará conquistam 1º e 2º lugar em prêmio de soluções tecnológicas

Na sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, programa da Samsung que por todo o mundo convoca alunos e professores da rede pública a apresentarem novidades e soluções para questões de suas regiões através de experimentação tecnológica e científica, os grandes vencedores vieram do Ceará — mais precisamente da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, no município de Cascavel, região metropolitana de Fortaleza. O projeto vencedor, intitulado “Vespertílio 01 — robô semeador para a agricultura familiar”, consiste em um robô capaz de ajudar produtores locais no plantio de sementes.
Mas não somente: o robô agricultor de Cascavel é todo feito com material reciclável e movido por energia solar. A ideia é que a tecnologia possa beneficiar agriculturas familiares aumentando a produção e reduzindo o esforço dos agricultores propriamente — além de aumentar a produção de alimentos a um custo menor e reduzir o impacto de tal produção sobre o meio ambiente. Aos vencedores, para além de prêmios já recebidos como mentorias e notebooks, foi oferecido, a cada estudante, um smartphone Samsung e, para a escola, uma Smart TV Samsung. “A qualidade do projeto que desenvolveu o robô semeador reflete, por um lado, o compromisso dos educadores com a educação pública e, por outro, o compromisso dos jovens estudantes com seu próprio aprendizado e com a criação de um futuro mais inovador e sustentável. Essa experiência precisa ser conhecida e reconhecida em todo o Brasil”, afirmou Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho e diretora-executiva interina do Cenpec Educação, organização por trás da coordenação técnica do prêmio. Mas a celebração em Cascavel não se resumiu à primeira colocação: com o projeto “CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável”, o segundo colocado também veio do município cearense.

O robô cearense do projeto vencedor do prêmio (Foto: ©Kauê Vieira)

Tal projeto consiste no desenvolvimento de um revestimento capaz de prolongar a vida útil de sementes, a fim de otimizar o armazenamento e, com, isso o plantio ao fim — e combater o desperdício. A “prata” ficou com alunos da Escola Ronaldo Caminha Barbosa, que sintetizaram o revestimento. A terceira colocação ficou com o projeto “Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano”, de estudantes do Instituto Federal de Pernambuco, no Recife. Não é de hoje que os estudantes cearenses se destacam em suas produções científicas: esse é o segundo ano consecutivo que estudantes cearenses dominam o Prêmio Respostas para o Amanhã. Além disso, em diversas olimpíadas de matemática recentes os representantes do estado conquistaram títulos importantes, e recentemente um grupo de alunos da cidade de Pindoretama desenvolveram um capacete com sensores capaz de ajudar na locomoção de pessoas com deficiência visual.

Fonte: Hypeness

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish