Educação

Organização Curricular Quilombola: uma conquista para Rede Estadual

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ), apresenta à Rede Estadual de Ensino a Organização Curricular Quilombola, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, na Resolução nº 08/2012 — CNE/CEB. A novidade foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (14), e busca atender a uma reivindicação antiga da escola estadual em território quilombola, a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Graúna, localizada em comunidade quilombola, no município de Marataízes.
A gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola, Valquíria Santos, destacou: “temos uma conquista e uma contribuição pedagógica que mostram um avanço importante. Uma entrega que vem dialogando com as diversidades presentes em nossa rede de ensino. A proposta de Organização Curricular Quilombola visa a garantir os estudos específicos da temática quilombola em todos os componentes curriculares, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, equivalente a cada componente curricular das demais escolas da Rede Estadual, em atenção ao que preconiza o Art. 34 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, em seu capítulo I, parágrafos 1º e 2º”.
Segundo Valquíria Santos, essa nova Organização Curricular, com as nomenclaturas específicas, vai dialogar com a realidade da comunidade onde a escola está localizada, pois trabalha a linguagem da realidade e vivência dos alunos, trazendo o sentido de pertencimento. “Ao estudar Ciências e Conhecimentos Tradicionais, ou Língua Portuguesa e Narrativas Quilombolas, por exemplo, os alunos sentirão que os conteúdos estudados fazem parte de sua vida cotidiana”, afirmou o diretor da Escola Graúna, Bruno Sobroza Duarte.

Fonte: Sedu

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish