Política

Saúde na Serra, só faltam fechar o caixão

A atual administração pública do município está fechando 2020 com ‘chave de ouro’, pra não dizer o contrário. Apesar de não ser novidade, o que está acontecendo em vários postos de saúde retrata muito bem o que a população vem sofrendo nesses últimos anos. Denúncias feitas por moradores da comunidade de Barro Branco e bairros adjacentes relatam que os funcionários não estão chegando no horário que deveriam, sete horas, além disso, tem o agravante de que muitos médicos estão de férias, comprometendo ainda mais o atendimento. O pior é que eles não são substituídos, como deveriam, pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).
Uma moradora de Barro Branco que preferiu não se identificar disse que tinha uma avaliação com a enfermeira, mas foi informada de que a necessidade de se consultar com um médico não seria possível e teria que retornar à tarde.
Revoltada com o descaso, a moradora disse que é constrangedor e muito vergonhoso. Pagamos nossos impostos para termos o mínimo de respeito. “Fotografei e enviei as imagens para a redação do jornal Fatos & Notícias porque sabia que seria ouvida”, disse a moradora.
Segundo a denúncia, a situação nas dependências da unidade é lamentavelmente gravíssima e os usuários correm sérios riscos de se machucarem, pois há fios expostos, bancos quebrados e uma série de outros problemas.

“Os banheiros não têm suporte para papel higiênico, sujeira embaixo dos armários, corredor com material de ginástica sobre armários precários, lixeira próxima de bebedouro, bancos quebrados na recepção, pontos de energia com fios expostos, material de uso pessoal exposto em corredores, corredores sem ventiladores porque foram retirados e, para piorar ainda mais a situação, o péssimo atendimento dos funcionários terceirizados. Tudo fora dos padrões mínimos exigidos pela Vigilância Sanitária. Não consigo entender, o município tem arrecadação suficiente para termos um sistema de saúde perfeito, mas não acontece, por quê?”, questionou desolada a moradora.

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish