Tecnologia & Inovação

Microgerador portátil funciona com pequenas correntes de água

Equipamento de um metro de comprimento e 18 quilos pode ser a solução para garantir acesso à eletricidade em locais remotos

O engenheiro japonês Masaya Sumino desenvolveu um microgerador de energia portátil que funciona mesmo com pequenas correntes de água e pode garantir eletricidade em diversas situações. O equipamento tem cerca de um metro e pesa 18 quilos, podendo ser transportado com facilidade.
O microgerador funciona em correntes pouco profundas e relativamente lentas e pode ajudar pessoas que vivem em regiões remotas, sem acesso à rede elétrica. Também é muito útil para quem quiser gerar sua própria energia, desde que tenha acesso à agua corrente.

“Toda a água que flui gera energia e sempre pensei que deveríamos aproveitar melhor este recurso. E essa ideia me inspirou a criar este equipamento, que tem como conceito usar a energia que vem da natureza”, explica Masaya Sumino.

Segundo o engenheiro, este é o primeiro gerador que pode ser transportado com facilidade, graças ao seu peso de 18 quilos. A turbina já foi testada e pode alimentar postes de iluminação, cercas elétricas e outros equipamentos. Para que as pás da turbina funcionem, não é necessário que a queda de água seja muito volumosa ou acentuada.
Isso porque, o microgerador tem uma diferença de altura de 15 cm em seu comprimento e uma parede de ferro que segura a água até que ela passe a correr em uma velocidade suficiente para produzir energia. O gerador em si está instalado na outra extremidade do equipamento, que gera eletricidade de forma direta.

“Em algumas partes do mundo, as pessoas não têm acesso à eletricidade e, se pudermos solucionar este problema, oferecendo uma maneira de geração própria de energia, a vida destas pessoas vai mudar. Essa é a minha esperança. Gerar energia limpa para quem precisa, em qualquer lugar do mundo onde exista um pequeno fluxo de água”, Masaya Sumino

No vídeo abaixo (em espanhol), você pode entender melhor como funciona o micro gerador e acompanhar experimentos em escolas no Japão e em Mianmar, antiga Birmânia.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish