Política

Serra, uma cidade criativa

Transformar as belezas e os recursos naturais em uma fonte de oportunidade, emprego e renda para a população serrana é um dos propósitos da gestão atual, de acordo com Thiago Carreiro, vice-prefeito e secretário de Economia Criativa do município da Serra. A secretaria, que ganhou uma nova designação, engloba também as categorias Turismo, Esporte, Lazer e Oportunidades.
Nesta entrevista à coluna Olhar de uma Lente, Thiago ainda falou de outras ações que serão empregadas pela atual gestão para gerir os segmentos de sua competência e que um dos eixos, do Plano de Governo do grupo que assumiu a administração municipal, é fazer da Serra uma cidade criativa, transformar nossos potenciais culturais, históricos e natural, ativos ambientais, em oportunidades.
“Vamos incentivar os próprios moradores da cidade a frequentarem os equipamentos públicos que o município tem e, em seguida, de forma gradativa, atrair o turista. Fazer dessa indústria limpa, uma fonte de oportunidades e, consequentemente, gerar emprego e renda para nossos empreendedores. Estamos montando uma equipe técnica para que a gente faça o recurso chegar na ponta, não se faz cultura e esporte dentro de uma sala, isso é feito nos espaços da cidade, com projetos sociais espalhados pelo município. Sérgio Vidigal está montando uma equipe que estará empenhada em ajudar esses projetos, que funcionam, mas não são contemplados com recursos do poder municipal”, explicou Thiago.
Segundo o secretário e vice-prefeito, fortalecer a cultura também é uma forma de oportunizar os artistas que dependem dos incentivos municipais. “Temos a Lei Chico Prego, que consiste na concessão de incentivo financeiro para realização de projetos através de renúncias fiscais e participação, uma lei fantástica, mas que precisamos fazer alguns ajustes no seu atual formato para que ela alcance o artista que realmente precisa, que alcance as pessoas que fazem acontecer, esse é o conceito. O fato de Sérgio Vidigal colocar o vice-prefeito nessas pastas, demonstra sinal de atenção especial. Pois, ele, quanto parlamentar, destinou vários recursos para a cidade, tem emenda de R$ 300 mil dele chegando para ser aplicada… estamos animados com as parcerias com Sebrae e Senac, ou seja, tem muita coisa boa por vir na geração de oportunidades”, afirma Thiago.
O vice-prefeito destacou também importância do esporte na formação do indivíduo quanto cidadão e, para ele, voltar com a realização dos campeonatos estudantis, fomentar oficinas nos equipamentos públicos disponíveis é mais uma forma de gerar oportunidades.
“O esporte tem muita importância na formação do indivíduo como aprender a trabalhar em equipe, tem uma importância fundamental na educação, então, a gente quer muito estar integrado nas escolas, fomentando os campeonatos estudantis, que há muito tempo a Serra não tem. Realizaremos oficinas nos equipamentos comunitários utilizando espaços como a Arena Esportiva de Jacaraípe, Parque da Cidade, parques, escolas, praças… onde tiver oportunidade, abriremos espaços para as comunidades. Teremos um olhar mais apurado também no esporte de alto rendimento, vamos buscar parcerias na iniciativa privada para que os atletas identificados tenham o apoio necessário para representarem bem nossa cidade”, frisou.
Thiago citou como um exemplo prático o Espaço 10, uma área destinada à prática de várias modalidades de areia (vôlei, futevôlei, frescobol, futebol…) que, segundo o secretário, trata-se de um espaço que tem vida própria.
“É um exemplo de espaço funcional, com pouca estrutura e nenhum recurso do município, mas que consegue fazer as coisas fluírem. O pouco de recurso é oriundo dos frequentadores, amantes do esporte e da população local e de fora, mas que dá vida ao local. Tenho certeza que, como o Espaço 10, existem outras áreas na cidade que precisam de um olhar mais atento do município e é isso que faremos, vamos descobri-los e apoiá-los no que pudermos. Estamos trazendo um professor do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) que fez um case muito legal em duas comunidades e que tem essa visão da melhor idade, da atividade de lazer, da saúde comunitária”, exemplifica.

Em função da pandemia, o município está com um pouco de dificuldade com os eventos, já que não estão sendo autorizados, então, nesse momento, as equipes estão se planejando para quando todo mundo estiver vacinado, voltar com um trabalho bem acelerado.
“Até o fim do mandato, Sérgio Vidigal construirá o “Parque do Juara”, que será muito bom para o lazer e o turismo. Como cidadão, morador de Jacaraípe, sempre participei, na medida do possível, das ações esportivas e ambientais. Há alguns anos, ajudei a organizar a descida ecológica do rio Jacaraípe, descemos num grupo de mais ou menos sessenta pessoas, todos com embarcação a remo (stand-up, caiaque, caíques…). Da Lagoa do Juara fomos até a foz do rio Jacaraípe, na Praça Encontro da Águas, e foi muito legal”, lembrou.
Para os empresários, empreendedores e todos os que vivem do turismo e do lazer, Thiago manda um recado. “Vamos construir, juntos, com trading, com quem faz turismo, proprietários de hotéis, restaurante, bares, pousadas e afins. Usaremos a tecnologia para desenvolver o turismo e vamos certificar todos os nossos equipamentos no Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas (Cadastur) que atuam no setor do turismo, do Ministério do Turismo. Temos o Mestre Álvaro, praias, fauna e flora, rios e lagoas, então, o que precisamos fazer, agora, é despertar um pouco mais o interesse dos turistas capixabas e dos de fora. Por isso, acredito que, com esses passos, iniciaremos o fortalecimento do segmento na nossa cidade”, ressalta.

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish