Ciência

China aprova construção de foguete que levará astronautas à Lua e Marte

O governo chinês aprovou o desenvolvimento de um imenso foguete que será usado em missões tripuladas à Lua e Marte. Batizado de Longa Marcha 9, ele terá uma capacidade de carga similar à do Saturno V, o foguete norte-americano que colocou o homem na Lua.
O núcleo do Longa Marcha 9 terá 10 metros de diâmetro, e ele será acompanhado por quatro foguetes laterais com cinco metros cada. Ele será capaz de colocar cargas de até 140 toneladas em órbita terrestre, ou levar “50 ou mais” toneladas até a Lua.
Isso torna o Longa Marcha 9 mais poderoso que qualquer outro foguete em operação no momento. Para comparação o Falcon Heavy, foguete mais poderoso da SpaceX, pode levar até 63 toneladas à orbita terrestre.
Já o Space Launch System, foguete que vem sendo desenvolvido pela Nasa para missões tripuladas à Lua e Marte, terá inicialmente (em 2022) capacidade de 70 a 85 toneladas, com potencial para chegar a 130 toneladas na terceira geração do hardware. Mas isso não deve acontecer antes de 2030.

China planeja outro foguete gigante

A expectativa do governo chinês é que o primeiro voo de teste do Longa Marcha 9 aconteça até 2030. Segundo o Ars Technica, o país também está desenvolvendo outro foguete superpesado baseado em uma arquitetura com três núcleos (com no Falcon Heavy), que deve estrear em 2025.
A China tem grandes ambições no espaço. Além de três bem-sucedidas missões de exploração da Lua, incluindo a coleta e retorno à Terra de amostras do solo lunar, o país enviou recentemente à Marte a missão Tianwen-1, que pretende pousar um robô de exploração (rover) na superfície do planeta em maio.
Além disso, se prepara para iniciar, ainda neste ano, a construção de sua própria estação espacial. Serão necesssários no total 11 lançamentos até a conclusão do projeto, prevista para 2023, incluindo cinco missões tripuladas e seis com veículos não tripulados. Na empreitada serão usados foguetes Longa Marcha 5B, Longa Marcha 2F e Longa Marcha 7.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish