Política

Fundão: Legislativo e Executivo focados na igualdade de direitos

O vereador Sandro Lima (PSD), eletricista de profissão, filho do pedreiro Samuel da Costa Lima e da dona de casa Maria José Lima, casado e pai de dois filhos, nascido e criado em Fundão, tem na esposa e nos filhos o apoio que precisa para romper os obstáculos como representante do povo da sua comunidade.
Presidindo a Câmara de Vereadores de Fundão, o vereador falou dos pouco mais de 80 dias de gestão da atual administração, que tem à frente o prefeito Gilmar Souza Borges e o vice-prefeito Murilo Coutinho. Sobre o início dos trabalhos municipais, o presidente diz que todo início de governo é trabalhoso mesmo “é assim para todos àqueles que querem acertar e organizar a casa. Nosso município sempre esteve estampado nas páginas policiais, mas percebo uma mentalidade diferente no atual cenário, o prefeito e o seu vice estão empenhados em mudar esse rótulo e virar essa triste página da história da nossa cidade”, esclarece Sandro.
Para Sandro, presidir uma casa de leis não é fácil, são várias divergências de opiniões e interesses e, isso, dificulta muito, mas que ele está preparado e pronto para os desafios que a posição exige. “Com o pouco de experiência que nós temos e a convivência com os amigos edis, vamos mostrando, com jeitinho e argumentos, que precisamos ter uma gestão enxuta, mesmo que para isso tenhamos que cortar coisas que, às vezes, parecem absurdas e incompreensíveis a algumas pessoas, que não entendem ou não aceitam”, diz, referindo-se às adequações propostas pelo Executivo e que têm encontrado certa resistência do Legislativo. Segundo ele, “o pensamento, hoje, tem que ter foco no desenvolvimento responsável do município, porque a população de Fundão clama por isso. Ela quer o município em pleno desenvolvimento… não podemos admitir mais nossa cidade nas páginas policiais. E eu sei que se depender de mim e das pessoas que estão comigo, dos vereadores dessa casa, todos vão zelar para que isso jamais volte a acontecer na nossa cidade. Essa legislatura vai fazer de Fundão um exemplo de gestão pública. Nosso município não pode continuar cabide de emprego para parente ou amigos próximos, por isso, contamos com um secretariado totalmente técnico, com conhecimento de causa”, afirma.

Sandro Lima, presidente da Câmara Municipal de Fundão (Foto: Haroldo Cordeiro Filho)

Outras preocupações estão na pauta de extrema urgência da gestão municipal que são o homem do campo que, de acordo com Sandro, necessita de apoio; a educação, que precisa de uma melhor estrutura, como construção e ampliação das unidades existentes e a saúde. “Fomos eleitos para isso. Eu apostei muito nessa administração, aposto muito na competência do prefeito Gilmar e do vice, Murilo. Estive sempre à frente da campanha defendendo o poder público e, agora, como presidente vou continuar defendendo a administração pública, porque defendo meu município. Não estou presidente para meus interesses, sou vereador e vou sempre defender os interesses da população da minha cidade das quais tenho muito orgulho”, frisa.
Quanto ao projeto de lei que está em discussão no Legislativo, Sandro vê com bons olhos as mudanças propostas e crê no bom senso dos vereadores em encontrar uma solução que atenderá tanto aos interesses do funcionalismo público quanto aos da administração. “Vamos aprovar o Projeto de Lei (PL) apresentado pelo Executivo, porque vejo com bons olhos. Sei que ninguém gosta de mudança, é natural, mas são mudanças necessárias. Acredito no bom senso dos companheiros que compõem essa casa, são todos comprometidos com o melhor para a população, por isso entenderão que o PL é essencial para o desenvolvimento do município”, acredita.

Prefeitura e Câmara de Vereadores de Fundão (Foto: Assessoria de Comunicação)

Opinião compartilhada pelo vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Félix Tesch Francisco (Republicanos). “No que diz respeito ao projeto de reestruturação apresentado pelo Executivo, procurei ser técnico e sucinto, lembrando que a gente está vivendo um momento de pandemia e que, futuramente, podemos viver uma crise econômica. Por isso, vejo que a ideia de reestruturação que o prefeito Gilmar apresentou para a administração pública vai fazer bem ao município. Vou votar partindo do princípio da isonomia, acho que o direito de um tem que ser o direito de todos… entendo que uma minoria esteja interpretando de forma errada a questão da insalubridade, entendo que a luta precisa ser por melhores salários e condições de trabalho, plano de carreira, é por isso que precisam lutar, nisso estarei sempre de prontidão para ser mais um na luta”, ressalta.
Félix acredita na aprovação do PL, mas pede aos colegas que analisem a situação com muita atenção. “Os vereadores precisam analisar de forma sucinta… vamos aprovar agora e, depois, vamos ajustando de acordo com as demandas”, finaliza.

Foto de capa: Haroldo Cordeiro Filho

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish