Internacional Tecnologia & Inovação

Startup colombiana usa resíduos de café para fabricar casas populares

A construtora Woodpecker encontrou uma solução para a falta de moradia que assola boa parte da população da Colômbia

Entre os problemas sociais que a Colômbia enfrenta, está a falta de moradia digna para boa parte da população. Uma pesquisa do centro de estatística populacional do país revelou que 35% dos colombianos estão dentro da faixa de pobreza, sem acesso a condições de vida adequadas.
Com a construtora Woodpecker, a resposta para este problema pode estar justamente em outra questão que precisa de solução no país: os resíduos da produção de café, já que a Colômbia é um dos maiores produtores mundiais. A startup, com sede em Bogotá, usa cascas de café para construir edifícios leves e casas pré-fabricadas que podem ser usadas como moradia ou para fins sociais, abrigando escolas e outros serviços básicos.
A casca de café é combinada a plástico reciclado e o resultado é um material de construção mais sustentável do que algumas opções convencionais. Com a construção das casas pré-fabricadas, os resíduos das fazendas de café, que eram destinados a aterros sanitários, ganham uma nova utilidade e as novas construções são realizadas de forma rápida e simples.

Faça você mesmo

Além de inovar na matéria-prima, a Woodpecker propõe um modelo de construção “faça você mesmo” que facilite o acesso a moradias de baixo custo. “Vimos que havia uma grande necessidade de um sistema de construção leve para moradias e salas de aula em locais rurais e isolados onde os sistemas de construção tradicionais não podem ser usados — como tijolos, cimento e concreto”, conta Alejandro Franco, CEO da Woodpecker.
As casas são formadas por peças de plástico padronizadas que se encaixam em uma estrutura de aço por meio de um processo de instalação simples. Com a produção em larga escala e o uso de materiais reciclados e resíduos, os custos caem e as casas podem chegar a um valor final de 4,5 mil dólares. Alejandro explica que a casca do café foi escolhida por ser mais forte e seca que as outras fibras. O material é resistente a pragas e umidade, tornando-o seguro para a aplicação em habitações.

Solução popular

Casa pré-fabricada é feita com plástico reciclado e café (Foto: Woodpecker/ArchDaily)

Graças ao preço acessível e à instalação simples das casas que fabrica, a Woodpecker foi procurada pelo governo colombiano para auxiliar na recuperação após o furacão Iota em novembro de 2020. As construções forneceram abrigo rápido para as pessoas que perderam suas casas e não podiam ser transferidas para outros locais.
“O sistema funcionou perfeitamente considerando que não havia fornecimento de energia, o solo estava lamacento, o aeroporto danificado, sem comida e com todos os problemas que você pode imaginar”, disse o CEO em entrevista na época. A ideia da Woodpecker para garantir moradia para os colombianos está indo bem até agora. Mais de 2,6 mil casas já foram vendidas e a previsão é de que os negócios sejam ampliados em breve.

Fonte: Casa

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish