Bem-estar

Capim-cidreira alivia a gripe e serve como repelente contra mosquitos

Não é por acaso que o capim-limão carrega também o apelido de “capim-santo”: com seu aroma e sabor cítricos e sua versatilidade, a planta pode ser preparada como chá, medicamento ou até mesmo como repelente — capaz de trazer benefícios para saúde, para o prazer de nosso paladar, para aliviar os sintomas de uma gripe e até de espantar mosquitos. Também conhecido como capim-cidreira, chá-de-estrada, ou capim-cheiroso, a planta herbácea da família Poaceae e de nome científico Cymbopogon citratus é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais nos mais variados formatos para consumo — mas é em sua forma natural que ela melhor pode ser aproveitada.
Excelente fonte de vitaminas A, do complexo B e vitamina C, rica em ferro, zinco e magnésio, o capim-limão oferece efeito antioxidante e analgésico – sendo assim uma opção natural para aliviar dores de cabeça e enxaquecas. A planta possui uma propriedade chamada citral, que reduz efeitos inflamatórios e ajuda a aprimorar nosso sistema imunológico, além de provocar um leve efeito sedativo, capaz de relaxar os músculos e resultar uma noite melhor de sono — o capim-limão, portanto, também ajuda a melhorar os casos de insônia, especialmente se consumido em chá pouco antes de se deitar.
Se o chá é sua forma mais comum de utilização, o Capim-limão pode também ser preparado em forma de compressa — aplicada sobre pontos de dor ou inflamação –, para inalação com a planta triturada em água quente ou misturando seu óleo com a água ou mesmo em suco. Tanto o chá quanto o preparo para a inalação são excelentes medicamentos naturais contra sintomas da gripe como o catarro, dores de cabeça, tosse e mesmo asma — a planta tem função expectorante e é capaz de reduzir a febre. É bom lembrar que se trata de um capim “santo” quase parece milagroso, ao também ajudar no funcionamento do fígado, dos rins, estimular a transpiração e até amenizar efeitos do reumatismo.

Chá e repelente
O efeito do Capim-limão contra os mosquitos pode ser alcançado com a mera presença da planta em uma casa ou ambiente, mas para um impacto maior e mais imediato, um óleo repelente pode ser preparado – com 200 gramas de folha verde ou 100 gramas de folha seca cortada em pedaços, e misturada com meio litro de álcool 70% misturadas em um frasco tampado e escuro e reservado por sete dias. Ao longo do período, vale misturar o líquido duas vezes por dia — ao fim do tempo, passar o resultado por um filtro de papel ou de pano, e guardar o líquido em um pote fechado e também de cor escura — em seguida acrescentar óleo de semente de girassol ou outro óleo vegetal para passar no corpo.
O chá de Capim-limão pode ser preparado com uma colher de chá de folhas picadas pequenas numa xícara, e em seguida cobrir as folhas com água fervente e misturar. Depois de deixar esfriar e coar a mistura, a bebida deve ser preferencialmente consumida assim — sem adoçantes. O preparo do chá é também o princípio do preparo das compressas para aplicação sobre ponto de dor ou inflamação, mas pode ser feita com uma maior quantidade de folhas.
O óleo de Capim-limão, disponível em lojas de produtos naturais, também pode ser utilizado na aromaterapia, contra os sintomas da gripe ou repelente para espantar mosquitos, com até cinco gotas em um difusor.

Fonte: Hypeness

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish