Ciência

Caverna maia de mil anos é encontrada no México

O local estava metros abaixo de uma árvore considerada sagrada pela civilização mesoamericana

Uma antiga caverna localizada em Yucatán, no México, revelou detalhes impressionantes sobre a cultura maia, uma das mais ricas e relevantes da América Latina. O local traz à toma um ritual instigante que envolvia crianças e adolescentes.
Conforme divulgou o portal The Yucatan Times, a caverna é repleta de marcas de mãos feitas, em sua grande maioria, por crianças, há mais de mil anos — no auge da civilização mesoamericana.
Em entrevista ao site mexicano, repercutida pela BBC, o arqueólogo Sergio Grosjean comentou mais sobre a importante descoberta. “Eles imprimiram suas mãos nas paredes com a cor preta”. Porém, apesar do preto representar a morte, “isso não significava que eles seriam mortos, mas sim a morte de uma perspectiva ritual”.

“Depois, essas crianças imprimiam as mãos em vermelho, uma referência à guerra ou à vida. E então eles saíram e tiveram um contato seguro com o resto da sociedade e de uma forma segura”, explicou o pesquisador.
A caverna se torna ainda mais importante se levada em consideração sua localização: nove metros abaixo de uma árvore considerada sagrada pelo povo maia, nas proximidades da antiga cidade de Chichén Itzá.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish