Cultura

Gato sem Rabo: conheça a livraria dedicada à literatura feminina

No último sábado (29), São Paulo recebeu a primeira livraria brasileira dedicada à literatura feminina: a Gato Sem Rabo. Com a proposta de “corrigir um buraco na história”, o estabelecimento, fundado pela ex-modelo Johanna Stein, marca a chegada de um negócio inédito no País, agregando valor aos livros físicos e reforçando a participação das mulheres no cenário cultural nacional como grandes produtoras de conteúdos por trás de inúmeros textos renomados.
Segundo a fundadora do empreendimento, a ideia da Gato Sem Rabo teve origem no ensaio “Um Quarto Só Seu”, lançado em 24 de outubro de 1929 por Virginia Woolf e inspirado por palestras apresentadas nas escolas femininas Newnham College e Girton College, na Universidade de Cambridge, Inglaterra. “A Gato Sem Rabo nasce de uma curadoria e do movimento que existe e é liderado pelos leitores — há uma demanda crescente de leitura de obras de mulheres e de outras perspectivas. Acredito que estamos muito mais próximos de um movimento pela leitura do que de um modelo de negócio de livraria”, disse Johana.
Apesar da proposta de dar maior visibilidade às autoras, a livreira reforça que o local não é um estabelecimento de nicho e há a disponibilidade de obras de todos os gêneros literários como romances, crônicas, poesias, acadêmicos, ficções, infantis e muito mais, dando espaço para toda a comunidade e para o público interessado em conhecer um pouco mais de obras clássicas e sobre autoras de menor expressão.

Johanna Stein, fundadora da livraria Gato Sem Rabo, posa dentro do espaço, localizado no centro de São Paulo (Foto: Shareably/Reprodução)

“Fui buscando leituras de escritoras e pensadoras que eu pudesse considerar meus pares. Essa busca começou a partir do interesse de compreender o mundo pela perspectiva de outras mulheres, especialmente as que estão no sul global, como eu”, disse.

“Comecei a compilar esses livros sem saber muito bem o que ia virar, mas sempre com esse recorte do que estava sendo escrito por mulheres. Essa lista foi crescendo, poderia virar uma coleção, uma biblioteca, mas, por conta da nossa relação com o bairro, decidimos transformar em livraria”.

O funcionamento da livraria
Durante a pandemia, a Gato Sem Rabo (Avenida Amaral Gurgel, 338, em frente do Minhocão) está aberta de terça a sábado, das 11h às 17h, com atendimento também sendo realizado via WhatsApp e Instagram, incluindo acesso ao acervo e delivery. A expectativa é que o local também funcione como local de encontros para discussões, clube do livro, cafés e outros eventos da área, ampliando a participação social na literatura e gerando senso crítico sobre questões atuais.

Fonte: Megacurioso

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish