Ciência

Menor dinossauro já encontrado é, na verdade, um outro animal

Fósseis de dois espécimes preservados em âmbar — Oculudentavis naga (ilustrado) e O. khaungraae — foram identificados como espécies de lagartos que viveram cerca de 99 milhões de anos atrás

Pesquisadores do Institut Català de Paleontologia Miquel Crusafont, em Barcelona, na Espanha, revelaram que o fóssil do menor dinossauro já encontrado no mundo, na verdade, se trata de um lagarto.
O animal chamado de Oculudentavis khaungraae é do tamanho de um beija-flor e foi encontrado em depósitos de âmbar no noroeste de Mianmar. Havia uma dúvida sobre a descoberta de 99 milhões de anos, pois o esqueleto encontrado era o crânio de um pequeno bicho que se assemelhava a um pássaro, com alguns detalhes de lagarto.
Os primeiros paleontólogos a terem contato com a criatura pensavam se tratar então do menor dinossauro do mundo. No entanto, outra equipe especializada apontou que o fóssil era de uma estranha espécie de lagarto.
A terceira equipe responsável pela reposta final divulgada nesta segunda-feira (14) na Current Biology  utilizou um segundo fóssil para esclarecer a dúvida. O paleontólogo Arnau Bolet e seus colegas afirmaram que o O. khaungraae é da mesma espécie do fóssil apelidado de Oculudentavis naga, um pequeno lagarto que foi encontrado com o resto do corpo.

Fóssil do Oculudentavis naga (Foto: Stephanie Abramowicz/Fundação Museu Peretti/A. Bolet et al/Current Biology)

Os pesquisadores utilizaram tomografias computadorizadas para comparar os dois fósseis. E foram reveladas diferenças importantes que separam os lagartos e os dinossauros, entre elas, escamas, dentes presos diretamente na mandíbula e um osso específico no crânio que só está presente em répteis.
Entretanto, apesar de não se tratar do menor dinossauro do planeta, o fóssil revela uma espécie de lagarto que ainda era desconhecida pelos cientistas. Essa nova espécie apresenta características incomuns, como crânios arredondados e focinhos longos e afilados.

Foto de capa: Stephanie Abramowicz/Fundação Museu Peretti/A. Bolet et al/Current Biology

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish